«

»

fev 29

Suposta Fraude de Urna com 400 Votos para Dilma é um HOAX

GD Star Rating
loading...
Muitos não perderam tempo para sair alardeando sobre a “fraude” da eleição por todas as mídias sociais até o Fórum Anti-NOM (onde esperamos pessoas mais “antenadas”). Neste post (retirado de uma resposta no Fórum Anti-NOM), é provado que uma suposta denúncia de “fraude” não passa de uma foto de boletim de urna forjado. Por favor siga os passos você mesmo e verifique. E ajude a divulgar estas informações para que mais pessoas não continuem enganadas. Seja qual for o seu candidato, todos nós precisamos ser verdadeiros e reconhecer que esta denúncia de fraude não passa de Hoax (farsa). Leia abaixo o texto na íntegra:

Sobre o caso dos 400 votos pré-existentes, apresentado na imagem acima, se trata de uma imagem forjada. Vou a seguir explicar porque.

Boletim com 400 votos para Dilma e Código de Carga / Correspondência
No suposto boletim de urna que conteria previamente 400 votos para Dilma (na imagem inicial do post), vemos o seguinte código de carga (“Código de Identificação de carga “):
725.847.686.947.766.967.103.448
Este código é único e é criado no momento de configuração da Urna Eletrônica para uma determinada seção. Sendo assim, cada urna utilizada na eleição teve um código diferente uma da outra. Se a mesma urna fosse configurada novamente para outra seção, município ou estado, este código seria alterado. Até mesmo se a mesma urna fosse configurada para a mesma seção em outro momento, o código já não seria o mesmo. Este código de carga é armazenado no banco de dados da eleição nos TREs e apenas os resultados de votação que vierem com este código serão aceitos, isto é, vieram da Urna Eletrônica que foi devidamente preparada para sua respectiva seção (durante audiência pública, com presença de representantes de partidos, etc, conforme a lei).
Verificando as correspondências esperadas
Dito isto, estes códigos são amplamente divulgados antes da eleição. E no site do TSE podemos encontrar as correspondências esperadas (aquelas que serão utilizadas para validar os resultados de cada urna/seção) para todas as Urnas Eletrônicas utilizadas no Brasil:

http://www.tse.jus.br/hotSites/pesquisas-eleitorais/resultados_anos/tabela_correspondencia/2014/correspondencias_esperadas_2_turno.html

Nota: se desejar localizar a página acima a partir do site inicial do TSE, clique no menu “Eleições”, depois o sub-menu “Eleições 2014″, no menu esquerdo “Estatísticas Eleitorais” e então o link “Repositório de dados eleitorais”. Uma vez na página do repositório clique no botão “Resultados”, escolha o ano “2014” e finalmente (ufa, o TSE poderia ter deixado esta página em um lugar mais fácil de alcançar) clique no link “Correspondências esperadas – 2º turno“. Ou então clique no link acima ou aqui :)

A partir dai, baixem o arquivo relativo às correspondências esperadas do estado do Rio de Janeiro, que está no link abaixo:

http://agencia.tse.jus.br/estatistica/sead/eleicoes/eleicoes2014/correspesp/cesp_2t_RJ_25102014153251.zip

Nota: existem dois link, para o dia 25 e para o dia 26, mas ambos tem o mesmo dado de correspondência para esta urna.



Dentro dele irão encontrar, entre vários arquivos, o arquivo csec_2t_RJ_25102014153231.txt , que contem as correspondências esperadas do segundo turno das eleições de 2014 no estado do Rio de Janeiro.

Na linha 27.013 irão encontrar os seguintes dados:

“25/10/2014″;”15:32:31″;”158″;”RJ”;”60011″;”RIO DE JANEIRO”;”252“;”93“;”1413860″;”725847686947766967103448“;”A875FD07″;”25/09/2014 08:47:00″

Os dados em negrito, correspondem respectivamente, à zona eleitoral (252) e seção 93, que fica localizada no local de votação 1139. Nota: O arquivo PDF dentro do zip descreve estes campos.

Podemos agora comparar aquele código de correspondência inicial do BU forjado com este que encontramos no arquivo de correspondências esperadas:

725847686947766967103448

725.847.686.947.766.967.103.448

Com a diferença dos pontos (colocados para facilitar a leitura e conferência, eles são exatamente iguais, o que quer dizer que o boletim de urna, ou pelo menos parte dele, foi retirado da seção 93 da zona 252 da cidade do Rio de Janeiro.

Nota: poderíamos ter já acabado com a alegação desta fraude ao verificar que o arquivo de correspondências esperadas de Campina Grande/PB não contém o código de correspondência em questão. Mas tive o trabalho de pesquisar conjunto por conjunto de lista de correspondência de muitos estados para chegarmos ao ponto da questão.

Verificando o susposto Boletim de Urna fraudado

Com estes dados na mão, podemos agora conferir os dados finais reais desta urna, que foram contabilizados para o resultado geral da eleição.

Entrando no site do TSE existe uma página onde qualquer um pode conferir os BUs das urnas, “Boletim de urna na web“. Vamos preencher o formulário com o turno (2), UF (RJ), Município (Rio de Janeiro), Zona (252) e Seção (93), e clicar em pesquisar. Se preferir clique aqui para ir direto no resultado (Boletim de Urna) da seção.

Nota: novamente o caminho completo para chegar lá: estando na página inicial do TSE, clique no menu “Eleições”, depois o sub-menu “Eleições 2014″, e no menu esquerdo “Boletim de urna na web“. 

O resultado boletim de urna é da seção 93 da Zona Eleitoral 252 do Rio de Janeiro é o seguinte:

Comparecimento: 353 (quer dizer, já tem menos dos 400 supostos votos para a dilma).

Código de Carga: 725,847,686,947,766,967,103,448 (aha! olha o nosso código de correspondência de carga aí).

E o resultado dos votos:

Nome do candidato  Nro cand Votos

DILMA 13 144

AÉCIO NEVES 45 172

Brancos 7

Nulos 30

Total apurado 353

Quer dizer, na verdade a seção cujo código de correspondência foi usada na imagem forjada com 400 votos para a Dilma quem ganhou foi o Aécio, ironia do destino.

Então, está devidamente desmascarada a suposta fraude. Detalhe, todas estas informações são públicas e qualquer um poderia verificar isto, basta querer, e não apenas acreditar e divulgar como verdadeiras informações absurdas como esta. Nem parece que estamos em uma comunidade de pessoas que questionam as informações! Mais um detalhe, a imagem é de um boletim de urna, que é emitido apenas ao final da eleição, então não teria como ter um boletim de urna “preparado”.

Votação Paralela

Quanto às outras suspeitas de fraude, para quem não conhece (deveriam todos conhecer), existe um evento chamado votação paralela, onde no dia anterior da eleição ocorre um sorteio em todas as capitais onde 2 ou mais urnas de cada estado são sorteadas, pelo menos uma da capital e uma do interior. Estas urnas, que haviam sido preparadas para funcionar oficialmente na eleição, são então levadas lacradas para a capital do estado, e no dia da eleição são abertas em audiência pública, ligadas, os sistemas tem suas assinaturas digitais e resumo digitais verificados, e nelas são feito votos já previamente determinados e de conhecimento de todos, onde tudo é controlado, filmado e auditado. O comparecimento também é sorteado, o que quer dizer que não há como preparar o software para se comportar de maneira diferente caso a urna seja sorteada para a votação paralela. Até hoje nunca houve nenhum caso de divergência de resultado nesta audiência. Leia mais sobre a votação paralela aqui.

Sou a favor de uma maior transparência da urna eletrônica brasileira, como a impressão do voto e abertura total do código fonte para auditoria externa. Mas as supostas denúncias de fraude que vemos são balela e apenas colaboram para que nenhuma mudança seja feita. Infelizmente o que realmente acontece de errado é a compra de voto descarada, manipulação da escolha dos candidatos por grandes corporações, doações suspeitas e manipulação da população pela mídia…

Atualização:

Um certo site publicou um post chamado “FRAUDE NAS URNAS: Os números da minha urna não batem com os do TSE!“, onde supostamente descreve divergência dos número do BU com os números divulgados pelo TSE. No entanto,o resumo da correspondência que aparece na primeira imagem (340.581) não bate com o código de identificação de cargo que consta da última imagem (…632.476). O resumo da correspondência nada mais é que os 6 últimos dígitos da identificação da cargo. Isto quer dizer apenas uma coisa: o BU que o artigo mostra no início não é o mesmo que  mostra no final. Ou nosso amigo se enganou redondamente ou está mentindo com más intenções.

——————————————————

Antes que me chamem de petista ou de querer defender a Dilma, digo apenas que apenas sigo a verdade, por mais que esta seja não nos seja apropriada…..

Que este relato sirva para as pessoas aprenderem a checar suas informações, seja de que lado estiver, e não aceitar simplesmente qualquer alegação, seja sobre a segurança da Urna Eletrônica ou seja de supostas fraudes, sem antes questionar e verificar as informações.

Fontes:
–  Blog Anti Nova Ordem Mundial: Suposta Fraude de Urna com 400 Votos para Dilma é um HOAX
Fórum Anti-NOM: Indícios de fraude na eleição presidencial 2014
TSE: orrespondências Esperadas para o Estado do Rio de Janeiro
TSE: Faltam 19 dias: saiba como funciona a votação paralela

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>