«

»

abr 07

Sim, Você Está sob Vigilância

GD Star Rating
loading...

Funcionários da desinformação muitas vezes brincam que todas as suas comunicações estão sendo monitoradas, mas adivinhe, você está sob vigilância também. Julia Angwin explica no The Week:

Estamos vivendo em uma nação big-brother – um mundo de monitoramento indiscriminado onde as instituições estão estocando dados sobre os indivíduos em um ritmo sem precedentes. A ascensão de rastreamento indiscriminado é alimentado pelas mesmas forças que nos trouxeram a tecnologia que tanto amamos – os recursos computacionais poderosos em nossos desktops, laptops, tablets e smartphones.

Antes dos computadores serem comuns, era caro e difícil de rastrear indivíduos. Os governos mantiveram registros apenas de ocasiões, como nascimento, casamento, propriedade e morte. As empresas mantinham registros quando um cliente comprava algo e preencheu um cartão de garantia ou se juntava a um clube de fidelização. Mas a tecnologia tornou fácil e barato para as instituições de todos os tipos manterem registros sobre quase todos os momentos de nossas vidas.

A combinação do enorme poder de computação, dispositivos cada vez menores e armazenamento barato permitiu um grande aumento no monitoramento indiscriminado de dados pessoais. Os rastreadores incluem muitas das instituições que deveriam estar do nosso lado, como o governo e as empresas com as quais fazemos negócios.

Claro, o maior dos monitoramentos parece ser aquele operado pelo governo dos EUA. Além de seu recolhimento de grandes quantidades de comunicações estrangeiras, a Agência de Segurança Nacional (NSA) também está recolhendo registros de chamadas dos americanos e tráfego da Internet, de acordo com documentos revelados em 2013 pelo ex-funcionário da NSA Edward Snowden.

Enquanto isso, monitoramentos comerciais estão florescendo. A AT&T e Verizon estão vendendo informações sobre a localização de seus clientes de celular, mas sem identificá-los pelo nome. Os donos de shoppings começaram a usar a tecnologia para rastrear os compradores com base nos sinais emitidos pelos telefones celulares em seus bolsos. Varejistas como a Whole Foods usaram sinais digitais que são, na verdade, scanners de reconhecimento facial.

Centenas de anunciantes e corretores de dados estão assistindo enquanto você navega na web. Uma busca por “açúcar no sangue” pode marcá-lo como um possível diabético por empresas que baseiam o perfil pessoal em sua condição médica e, em seguida, fornecem às empresas farmacêuticas e as seguradoras acesso a essas informações. Procurar por um sutiã poderia desencadear uma guerra de ofertas instantâneas entre os anunciantes de lingerie em uma das muitas casas de leilão online …

Leia mais:



“Há uma Enorme Conspiração Global” Diz Ex-Conselheira Sênior do Banco Mundial






NSA Usa Facebook para Distribuir Vírus para Espionar, Gravar Áudio e Imagem de Webcams [SNOWDEN]








STASI – Polícia Secreta da Alemanha Oriental Também Coletou Dados









Fontes:

Disinformation: Yes, You Are Under Surveillance

The Week: Yes, you are under surveillance

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>