«

»

mar 17

Estudo: Redes Sociais Como o Facebook Podem Mudar seu Humor

GD Star Rating
loading...

Os pesquisadores afirmam que o Facebook tem o poder de espalhar o humor de forma viral. Aqui está a boa notícia, no entanto: humores positivos se espalham mais facilmente.

O que as pessoas sentem e dizem em um lugar podem se espalhar para muitas partes do mundo no mesmo dia“, escreveram os autores do relatório.

Eles acrescentaram que os dados sugerem que “as redes sociais on-line podem aumentar a intensidade da sincronia emocional global“.

Humor positivo se espalha mais rápido

Os pesquisadores sabem há muito tempo que as emoções podem se propagar através das pessoas pela interação face-a-face, mas a nova fronteira é examinar se o efeito se traduz em interações de mídia social.

Os pesquisadores – alguns dos quais eram funcionários do Facebook, no momento que a pesquisa foi realizada – analisaram o conteúdo emocional de bilhões de atualizações publicadas no Facebook, entre janeiro de 2009 e março de 2012.

Para testar se as emoções se alastram,  eles tomaram como exemplo, como as atualizações mudavam quando chovia.

Eles descobriram que as mensagens negativas do Facebook aumentaram 1,16% e os posts positivos diminuíram 1,19% em resposta ao clima nublado.

Então eles observaram os posts das pessoas que eram amigos de pessoas afetadas pela chuva, mas que viviam em cidades onde o clima não era necessariamente tão ruim.

O resultado? Cada post triste gerou 1,29 mensagens extras mais negativas do que o normal entre os amigos das pessoas.

Surpreendentemente, todos os post felizes tiveram um impacto ainda mais forte: se um usuário postou uma declaração otimista, um extra de 1,75 mensagens positivas foram geradas …

Leia mais: 


[Snowden] NSA Usa Facebook para Distribuir Vírus para Espionar, Gravar Áudio e Imagem de Webcams






Compra da WhatsApp pelo Facebook Contestada em Nome do Direito à Privacidade








Facebook Irá Mostrar Propagandas Anti-Armas e Controlar Acesso a Conteúdo Relacionado a Armas








[Projeto Pheme] Detector de Mentiras para as Redes Sociais









Fontes:

Disinformation: On Facebook? Careful: You Can Catch a Bad Mood

BBC: Study – Social networks like Facebook can spread moods

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>