«

»

jan 27

Robô de 300 Quilos é a Nova Geração de Máquinas de Combate ao Crime

GD Star Rating
loading...

Uma empresa de Silicon Valley introduziu o que pode revelar a próxima geração em vigias noturnos – um robô de 1,50m de altura com 300 quilos de combate ao crime projetado para ficar de sentinela nas primeiras horas da noite.

O K5 Autonomous Data Machine pretende “aumentar os serviços de segurança privados nos campus corporativos e em grandes edifícios desocupados e armazéns“, segundo seu criador, Knightscope, que acrescentou: “monitoramento tedioso e monótono deve ser manipulado pelo K5, deixando as atividades manuais para o segurança pessoal.

Fundamos a Knightscope depois do que aconteceu em Sandy Hook,” disse o co-fundador da empresa William Santana Li ao New York Times. “Você nunca terá um policial armado em cada escola.

Mas, enquanto Li elogiou o robô como um avanço a ser amplamente implantado nas “escolas, shoppings, hotéis, concessionárias de automóveis, estádios, casinos, agências de aplicação da lei, portos marítimos e aeroportos,” em todo o país, alguns são mais incertos sobre os efeitos tangenciais de tomar as rédeas de um robô.

Isso é como o gêmeo do mal do R2-D2,” explicou Marc Rotenberg, diretor do Electronic Privacy Information Center, um consórcio dos direitos de privacidade localizado em Washington, DC, ao The Times.

“Uma vez que você entre no espaço público e recolha imagens e gravações de som, você entra em um outro reino. Este é o tipo de vigilância generalizada que coloca as pessoas no limite.”

Knightscope diz que o K5 utiliza uma combinação de robôs autônomos e análise preditiva para proporcionar uma autoridade, mas com presença física amigável enquanto coleta dados importantes em tempo real no local, com numerosos sensores.

Os dados coletados por meio desses sensores“, a empresa acrescenta, “são processados através do nosso motor de análise preditiva, combinado com o negócio existente, o governo e o montante de conjuntos de dados sociais originados, subsequentemente atribuem um nível de alerta que determina quando a comunidade e as autoridades deveriam ser notificados de um interesse“.

Um vídeo do Youtube do K5 em ação mostra algo que parece um aspirador de pó de controle remoto avaliando os números de placas de veículos estacionados em um estacionamento não identificado.

O The Times escreve que o robô – cujo preço não foi revelado – vai empregar uma câmera de vídeo, sensores de imagem térmica, um telêmetro a laser, radar, sensores de qualidade do ar, bem como um microfone.

A Knightscope acrescenta que o robô também irá utilizar GPS, uma câmera de visão noturna e biológica, e sistemas de detecção química e de radiação.

Previsivelmente, a Knightscope é enfática sobre o potencial de crescimento do robô, chamando a sua introdução, “The Birth of a New Hometown Hero” (O nascimento de um novo herói da cidade).

Imagine um amigo que pode ver, ouvir, sentir e cheirar que incansavelmente vigiaria seu bairro, mantem seus entes queridos seguros e coloca um sorriso em qualquer um que ande por sua empresa“, a empresa propagandeia sobre o K5. “Imagine se pudéssemos utilizar a tecnologia para tornar nossas comunidades mais fortes e mais seguras. . . em conjunto. 

Não queremos pensar sobre ‘Robocop’ ou ‘Exterminador’“, disse Li ao The Times. “Preferimos pensar em uma mistura de ‘Batman’, ‘Minority Report’ e R2-D2… Queremos dar aos humanos a capacidade de fazer o trabalho estratégico. 

Fontes:

Fox News: 300-pound robot is new breed of crime-fighting machine

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>