«

»

jan 27

Relógio do Juízo Final se Mantém a 5 Minutos da Catástrofe Nuclear

GD Star Rating
loading...

Físicos americanos decidiram este ano deixar no mesmo lugar os ponteiros do simbólico Relógio do Juízo Final, por isso ainda indica cinco minutos antes da meia-noite, hora de um suposto cataclismo nuclear.

Este mítico relógio também chamado de Doomsday Clock (Relógio do Apocalipse) foi criado em 1947 por um grupo de físicos americanos envolvidos em um projeto nuclear. O relógio tornou-se um indicador universalmente reconhecido da vulnerabilidade do mundo e reflete o grau de ameaça de proliferação nuclear.

A imagem do relógio apareceu pela primeira vez na capa da ‘Boletim de Cientistas Atômicos’ em 1947. Então seu ponteiro dos minutos estava a 7 minutos da meia-noite, hora que supostamente marcava uma catástrofe nuclear global.

Durante estes anos, o relógio foi definido 19 vezes. Em  2012, ele foi adiantado em um minuto e mostrava que faltava cinco minutos para a meia-noite ou o suposto final do mundo. A razão dos cientistas foi que os líderes mundiais não conseguiram abordar ameaças potenciais.

No ano passado os especialistas tão pouco viram grandes avanços nesta área. “Em 2013, o mundo fez alguns esforços para reduzir a ameaça nuclear. Contudo, no geral em 2013 a comunidade internacional teve que lidar com a constante ameaça de  armas nucleares“, dizia uma carta dos criadores do simbólico relógio ao Secretário Geral da ONU, Ban Ki-Moon.

No entanto, entre os fatores positivos que os cientistas salientaram, inclui acordos provisórios do P5+1 sobre o programa nuclear do Irã, bem como o fato de que muitos países estão reduzindo seu material nuclear que pode ser usado para a fabricação de armas.

Contudo, dizem que  Rússia e EUA mantêm grandes arsenais nucleares, enquanto países como a Índia, Paquistão e China poderiam aumentar seu estoque de armas atômicas. Além disso, apesar da catástrofe na central de Fukushima em 2011, continua propagando a energia nuclear, o que aumenta a possibilidade de ampliação do “clube nuclear”, diz o documento.

Os autores da carta enfatizam que, apesar das numerosas evidências das ameaças das mudanças climáticas e as causas antropogênicas dessas mudanças, praticamente paralisaram as negociações climáticas da ONU.

Por outro lado os cientistas chamaram o secretário-geral da ONU para prestar atenção ao surgimento e rápida disseminação das novas tecnologias, cujo o ritmo de desenvolvimento excede a capacidade de seu controle por parte da sociedade, eles insistem. Neste contexto mencionaram as possíveis ameaças do desenvolvimento cibernético e biológico, falando em especial sobre a propagação perigosa dos veículos de combate não tripulados .

Especialistas exortaram a ONU a fazer esforços para se sentar à mesa de negociações com vários países afim de discutir a redução dos arsenais nucleares, apoiar o estabelecimento de regras e instituições para monitorar as novas tecnologias.

Leia mais:

Médica Japonesa diz que “Crianças e Adultos Devem Deixar Tóquio”









Fontes:

RT: El Reloj del Apocálipsis se mantiene a 5 minutos de la catástrofe nuclear

Live Science: Doomsday Clock Changes (Infographic)

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>