«

»

jan 27

9 Presentes para proteger a sua privacidade e irritar a NSA

GD Star Rating
loading...

Após revelações de Edward Snowden sobre o alcance da vigilância do Estado, os mais preocupados em preservar sua privacidade na internet descobriram neste último semestre: TOR, serviços de e-mails criptografados ou a cripto-moeda anônima Bitcoin.

Mas o que é necessário nesta temporada de férias, que são bem protegidos contra a espionagem estatal?

Os chapéus de papel alumínio – um remédio contra a telepatia e controle mental popularizado por alguns filmes de Hollywood – não perderam o brilho com o passar do tempo, mas o site Mother Jones tem uma lista de idéias mais práticas.

Armadura contra câmeras de vigilância

Um artista de Londres criou um dispositivo portátil que detecta se o usuário está sendo vigiado por uma câmera de circuito fechado e envia um sinal elétrico para que ele saiba disso.

O dispositivo contém um sensor que filtra a luz que coleta para isolar o infravermelho, usada na maioria dos circuitos internos de câmeras (CFTV).

Quando um sinal é recebido, uma corrente elétrica passa através de um par de unidades de estimulação elétrica nervosa transcutânea, mais comumente usado em terapia física, ligados aos ombros do usuário, causando um leve espasmo muscular.

O dispositivo James Bridle é inspirado nas ombreiras das armaduras medievais, que cobriam o ombro e protegiam guerreiros dos ataques inesperados.

Visualizador de privacidade

Pesquisadores japoneses criaram óculos que permitem que o usuário seja identificado a olho nu, mas não seja reconhecido em imagens gravadas por uma câmera.

Os óculos, que lembram os que cientistas de laboratório usam, levam 11 luzes infravermelhas incorporadas que são invisíveis o olho humano, mas ofuscam câmeras digitais assim que detectadas, de modo que as áreas ao redor dos olhos e nariz são desfocadas nas gravações.

Os criadores da invenção, Isao Echizen e Seiichi Gohshi, garantem que esta nova tecnologia, a qual batizaram de “visualizador de privacidade ‘é uma ferramenta destinada para combater a vigilância tática realizada pela tecnologia de reconhecimento facial.

Também afirmam que esses óculos peculiares, que funcionam com uma bateria simples que o usuário carrega no bolso, protegem aqueles que são fotografados ou gravados em segredo ou sem autorização.

Maquiagem para Camuflagem 

Aqueles que querem estar na vanguarda da moda poderiam considerar um corte de cabelo e uma maquiagem ao estilo dos métodos de camuflagem de embarcações e outros veículos e instalações durante a I e II Guerra Mundial .

O projeto CV Dazzle, criado pelo designer nova-iorquino Adam Harvey, utiliza tecnologias cubistas para quebrar a simetria e tons de contornos para desenvolver uma técnica de ‘antiface”, que de acordo com o designer, confundirá os algoritmos de detecção da maioria dos softwares de reconhecimento facial.

Roupas invisíveis para drones

Os métodos idealizados por Harvey não se limitam apenas ao reconhecimento facial. O designer criou uma  linha de roupas que podem contornar algumas das formas mais sofisticadas de vigilância atual, como as câmeras de infravermelhos de helicópteros e drones de vigilância.

Entre os itens, influenciados pela moda islâmica, se encontram por exemplo um moletom com capuz e cachecol antidrones, fabricado com materiais que impedem a captura de imagens térmicas pelas câmeras infravermelhas de drones e uma camisa que protege os órgãos internos dos nocivos raios-X.

Guia de sobrevivência contra drones

Oferece ilustrações de veículos dos mais famosos tipos usados no mundo todo atualmente; desde os menores como o AR Parrot, até o gigantesco Global Hawk.

Além de estratégias para fugir dos drones, o guia também dá conselhos sobre como invadir sistemas de um avião não tripulado.

Seu sinal de dados podem ser criptografados, mas muitas vezes não é assim, de maneira que podem ser ‘hackeados’“, diz.

O documento está disponível em vários formatos e idiomas.

Clique aqui para baixar o documento em português.

Jaquetas M-65

Será que o seu amigo precisa de um casaco novo? Algumas jaquetas de estilo militar são revestidos para refletir os raios infravermelhos, o que dificulta sua detecção.

Detector de sinais

Para aqueles que se interessam ​​mais por dispositivos eletrônicos, os geradores de ruído e detectores de sinais (para localizar, entre outras coisas, microfones ocultos) poderia ser um excelente presente, especialmente para aqueles que sofrem de mania de perseguição. Desvantagens: estes dispositivos têm tipicamente preços proibitivos.

Silo de mísseis abandonado 

Se todos os presentes acima não são o suficiente, você pode comprar uma casa em um bunker residencial luxuoso construído em um antigo silo de mísseis abandonado no estado do Kansas, nos EUA.

Por um preço entre 750 mil a 1,5 milhão de dólares, o proprietário oferece apartamentos luxuosos com design ultramoderno instalados dentro de paredes de concreto de três metros de espessura, capaz de resistir a qualquer desastre natural, desde terremotos a erupções solares de efeitos destrutivos, passando por  ataques terroristas, a fome e as pandemias mortais.

A esta altura, fechado em tal abrigo e desconectado de qualquer rede poderia ser a melhor maneira para evitar a vigilância da NSA.










O Objetivo da NSA é a Eliminação da Privacidade Individual no Mundo Todo








Tudo Sobre Snowden e o Monitoramento pelos EUA











Fontes:

– RT: Lista de regalos para irritar a la NSA

Mother Jones: Nine Gifts the NSA Will Hate

Drone Survival Guide

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>