«

»

dez 28

A Coreia do Norte Está Apagando sua Própria História?

GD Star Rating
loading...

A Coreia do Norte retirou da Internet cerca de 99% dos documentos sobre os principais acontecimentos da história do país.

São 35 mil documentos históricos salvos anteriormente no site da agência norte-coreana KCNA e 20.000 publicações do jornal Rodong Sinmun‘, diz o NK News, dedicado à Coréia do Norte, citado pelo The Guardian.

Inclusive o anúncio da morte do presidente Kim Jong-il  em dezembro de 2011 desapareceu da KCNA, que agora tem apenas textos posteriores a outubro deste ano, com poucas exclusões como publicações que mencionam o atual líder Kim Jong-un. Não só foram eliminados em textos coreanos, mas também traduções para outros idiomas.

Tem sido um fato sem precedentes. “No passado 20 ou 30 documentos desapareceram, mas nada aconteceu a este nível“, diz o fundador da página NK News, Chad O’Carroll. O fato é bem calculado e poderia ter como objetivo “reescrever a história da Coreia do Norte e fortalecer a liderança de Kim Jong-un“, diz o “The Telegraph” .

Pouco antes do desaparecimento dos arquivos de algumas notícias recentes também foram editadas: o nome e as imagens do tio do Presidente, Jang Song-Thaek, que foi acusado de traição e executado, foram apagados da notícia tanto o texto como vídeos, como se ele nunca tivesse existido.

Os norte-coreanos não têm acesso à rede global, de modo que a medida visa leitores de fora do país.

Internamente todas as informações sempre foram rigorosamente censuradas. Apagar informações não é estranho para o país, dizem especialistas. “As autoridades se empenharam para isolar a população não só da imprensa estrangeira, mas também das publicações oficiais do país nos anos anteriores“, disse Andrei Lankov, especialista da Coreia do Norte, que vive em Seul. “Todos os papéis e muitos artigos sobre questões sociais e políticos foram retirados das bibliotecas públicas e que só pode ser acessado com uma permissão especial (…).

Fontes:

– RT: Transformar el pasado: Pyongyang ha borrado de internet casi todos sus archivos históricos

The Guardian: North Korea erases Jang Song-thaek from web archives

The Telegraph: Is North Korea now erasing history?

A Coreia do Norte Está Apagando sua Própria História?, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>