«

»

nov 07

Edward Snowden: “Um Manifesto pela Verdade”

GD Star Rating
loading...

As revelações, que prosseguem, sobre as práticas de vigilância avassaladora pela Agência de Segurança Nacional dos EUA, “estão levando a sociedade a exigir reformas políticas, controle social e novas leis” – escreveu Edward Snowden em carta aberta intitulada Um Manifesto pela Verdade (em alemão), na qual prega a ação internacional continuada contra os piores agressores, culpados de crime de violação da privacidade global (matéria de capa da edição dessa semana de Der Spiegel).

A carta, publicada em alemão, no domingo, na revista Der Spiegel, destaca o modo como os vazamentos de Snowden despertaram um debate crucialmente importante sobre as táticas da Agência de Segurança Nacional dos EUA e outras agências de vigilância, e cobra continuada pressão internacional contra a ação dos governos.
Temos o dever moral de assegurar que nossas leis e valores limitem os programas de vigilância e protejam direitos humanos” – Snowden escreve na carta que, segundo a revista alemã, for redigida na 6ª-feira, em Moscou.  
Embora a Agência de Segurança Nacional dos EUA e a agência de segurança nacional britânica,GCHQ, pareçam ser as agentes das principais agressões – pelo menos conforme os documentos que estão sendo divulgados para o grande público”, escreve Snowden – “não podemos esquecer que a vigilância massiva contra os cidadãos é um problema global que exige solução global”.
Essa solução, para Snowden, seria agora possível, porque as populações sabem mais e estão mais conscientes do que acontece.
Apesar de “caça às bruxas como jamais se viu antes que ameaça jornalistas que denunciem os crimes e infrações dos governos”, escreve Snowden, “os vazamentos de material da Agência de Segurança Nacional dos EUA já ampliaram a consciência pública e continuarão a estimular uma reforma baseada no desejo dos cidadãos”.
 
 
“Manifesto pela verdade” (foto da matéria de Der Spiegel)
Em vez de causar danos, a serventia para o grande público de uma nova compreensão já está hoje bem clara, e já se sugerem reformas de caráter político, de supervisão e novas leis” – Snowden escreveu.
Os cidadãos têm de lutar contra a supressão de informações relativas a questões de importância essencial para a opinião pública” – como se lê na tradução publicada pela agência Reuters. Aqueles que falam a verdade não estão cometendo um crime”.
O mundo aprendeu muito, em curto período de tempo, sobre o quanto é irresponsável a ação das agências de segurança, e igualmente a operação dos programas de vigilância criminosos” – escreveu ele. – “O debate que aquelas agências e agentes queriam impedir, já está em pleno andamento em muitos países, em todo o mundo”.
 
—————————————————–

A questão do “problema global que exige solução global” me parece encaixar perfeitamente com a dialética hegeliana, a regra dos três: problema -> reação -> solução. Esta questão é vista em detalhes neste outro tópico:

 

Solução Brasileira Para a Espionagem Americana: Controle Total e Global da Internet!

espionagem_controle_total.jpg (530×232)
 

Fontes:
Tradução Vila Vudu / Revisão Blog Anti-NOM
Spiegel: Ein Manifest fur die Waheit
– Rede Castor: Edward Snowden: “Um Manifesto pela Verdade”
Reuters: UPDATE 1-Snowden says calls for reform prove intel leaks were justified
– Report: NSA, GCHQ among worst surveillance offenders, Snowden says
Diário da Rússia: Edward Snowden publica “Manifesto da verdade”

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>