«

»

ago 12

A Dialética Hegeliana e Seu Uso no Controle da Sociedade Moderna

GD Star Rating
loading...

O que é exatamente a dialética hegeliana? Georg Wilhelm Friedrich Hegel foi um filósofo alemão do século XIX que inventou (alguns diriam re-inventou) uma dialética peculiar, ou, método de argumento para a resolução de divergências. Seu método de chegar à verdade mediante a troca de argumentos lógicos é um sistema de processo de pensamento ainda utilizado até hoje.

Simplificando, a base do hegelianismo diz que a mente humana não consegue entender nada, a não ser que possa ser dividido em dois pólos opostos. Bem/Mal, Certo/Errado, Esquerda/Direita.

Por exemplo, quando as pessoas estão falando de dois partidos políticos, Trabalhista ou Liberal, o que eles estão realmente se referindo, sem perceber, é à tese e a antítese baseados na dialética hegeliana. O único debate de verdade que ocorre é apenas as pequenas diferenças entre as duas partes. Nada é dito ou feito sobre as questões que nem a esquerda ou direita estão discutindo. Isto em particular tornar-se-á mais evidente à medida que a eleição se aproxima. Nota blog: eleição na Austrália, de onde é o autor original do artigo.

[Imagem: f3b8b1cb690f5601e281cb10bc9ca52a_zps5a538979.jpg]
Na imagem:


Agenda
Centralização do poder

Tese
Ameaça terrorista fabricada

Antítese
Estado policial repressivo

Síntese
Remoção das liberdades, transferência de poder dos muitos para os poucos

Outra forma da dialética hegeliana é Problema – Reação – Solução. A maioria de nós, involuntariamente, é vítima de tudo isso com frequência e, infelizmente, se não pararmos, continuaremos a perder o nosso livre arbítrio e liberdades. Tem sido amplamente usado pelos nossos governos e corporações em todo o mundo. Pode-se dizer que em termos de controle das massas, e da sociedade em geral, sua implementação tem sido uma ferramenta eficaz em manter a humanidade em cheque.

Quase todos os grandes eventos da história empregam a dialética hegeliana de:

Problema – fabricar uma crise ou tirar proveito de uma já existente, a fim de obter a desejada
Reação de clamor público em que o público exige uma Solução que foi predeterminada desde o início.

Um exemplo clássico é o 11 de setembro.

Somente quando você quebra o o paradigma esquerda/direita e chega à conclusão de que a invasão do Iraque e do Afeganistão e toda a falsa, para não dizer contraditória, guerra ao terror  foi o resultado desejado para os neoconservadores dentro da administração Bush e todo o complexo industrial militar. Eles de fato declararam em seus próprios papéis brancos a necessidade de um outro evento catastrófico e catalisador como um “novo Pearl Harbour”.

Aqui está um exemplo mais atual da dialética hegeliana usada.

Na Austrália, hoje ambos os principais partidos políticos na véspera da próxima eleição em 7 de setembro estão discutindo o “povo de bote” [boat people, no original]. Um termo pejorativo usado para descrever os refugiados e solicitantes de asilo deslocados pela guerra ou outras dificuldades. Não acredito que eles constituem o que você chamaria de uma “crise”, como as estatísticas mostram claramente que não são, mas para o propósito deste exemplo, o nosso governo está nos dizendo que eles são um problema. A mídia é usada para reproduzir este problema, a fim de instigar uma reação (debate) no domínio público sobre a forma de lidar com ele. Tanto a oposição e o partido governante oferecem sua solução.

Novamente, vemos que o único debate de verdade ocorrendo é apenas as pequenas diferenças entre essas duas partes. Nada é dito ou feito sobre as muitas outras questões mais importantes que nem a esquerda e nem a direita estão discutindo.

De forma a evitar ser vítima da dialética hegeliana, a partir de agora você deve se lembrar do processo envolvido. Sempre que um problema ou questão importante surgir na sociedade pense em quem vai ganhar ou se beneficiar com isso. Então remova-se da equação e dê um passo para trás para olhar a partir de uma perspectiva de terceiro. Veja o chamado “problema”, olhe quem está reagindo, por que e de que forma. Depois olhe quem está oferecendo a solução.

Quando você fizer isso, a partir de agora, verá rapidamente a verdade em vez de a falsa verdade que eles queriam que você visse.

Por General Maddox
Tradução Weirdo

Fonte:
– Fórum Anti-NOM: A dialética hegeliana e seu uso no controle da sociedade moderna
– Real News Australia – The Hegelian Dialectic and its use in Controlling Modern Society

A Dialética Hegeliana e Seu Uso no Controle da Sociedade Moderna, 7.0 out of 10 based on 1 rating

Artigos relacionados:

1 menção

  1. Mais uma farsa da Nova Ordem Mundial para sensibilizar o mundo e provocar destabilização na África. | Verdade Proibida

    […] que é a versão mais popular da Dialética de Hegel: tese, síntese e antítese. Aqui um artigo completamente dedicado ao […]

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>