«

»

jul 25

“Esforço heróico com grande custo pessoal”: Edward Snowden Nomeado para Nobel da Paz

GD Star Rating
loading...

Um professor de sociologia sueco nomeou Edward Snowden para o Prêmio Nobel da Paz. Ele diz que o denunciante da NSA poderia ajudar a “salvar o prêmio do descrédito incorridos pela decisão precipitada e mal concebida” de dar o prêmio de 2009 para Barack Obama.

Na carta endereçada ao comitê norueguês do Nobel, Stefan Svallfors Snowden elogiou por seu “esforço heróico com grande custo pessoal.” Ele afirmou que, ao revelar a existência e a escala dos programas de vigilância dos EUA, Snowden mostrou que “os indivíduos podem levantar-se pelos direitos e liberdades fundamentais”.

Mejlar até Norska Nobelkommittén (tradução: “Será enviado para o Comitê Norueguês do Nobel”) pic.twitter.com/RCYqxHvOyO
Stefan Svallfors (@ StefanSvallfors) 13 de julho de 2013


“Este exemplo é importante porque desde os julgamentos de Nuremberg, em 1945, ficou claro que o slogan” Eu estava apenas cumprindo ordens “não pode ser reivindicado como uma desculpa para atos contrários aos direitos humanos e as liberdades“, o professor Svallfors escreveu.

Ele enfatizou que a decisão de atribuir o prêmio de 2013 para Edward Snowden também “ajudaria a salvar o Prêmio Nobel da Paz do descrédito incorridos pela decisão precipitada e mal concebida de atribuir o prêmio de 2009 ao presidente dos EUA, Barack Obama“.

Mas Kristian Berg Harpviken, pesquisador sênior e vice-diretor do Peace Research Institute Oslo International (PRIO), disse à agência de notícias Interfax que é muito improvável que Snowden se torne um laureado com o Prêmio Nobel.

Harpviken disse que todos os principais prazos foram ultrapassados, o que significa que Snowden terá muito pouca chance de entrar a lista. Quando perguntado se Snowden merece o prêmio, Harpviken respondeu com um “cuidadoso sim”.

O chefe do Comitê Internacional da Duma do Estado russo Aleksey Pushkov também argumentou que os EUA não irão deixar o Prêmio Nobel da Paz ir para Snowden.

Nem em um milhão de anos os EUA permitirão que Snowden receba o nobel da paz. Mas sua indicação é significativa. Muitos no Ocidente o vêem como um campeão da democracia “, ele tuitou na segunda-feira.

Como um professor de sociologia da Universidade de Umeå, que recentemente ficou no topo do ranking entre as melhores jovens universidades do mundo, Svallfors está incluído no circuito limitado de pessoas que podem fornecer indicações para o comitê Nobel. Estes incluem membros dos tribunais internacionais e assembleias nacionais, reitores de universidades, professores de ciências sociais, história, filosofia, direito e teologia, diretores de institutos de pesquisa de paz e institutos de  política externa.

As nominações de laureados devem ser enviadas para análise no mais tardar até 01 de fevereiro para os assessores reverem a curta lista de candidatos sugeridos, para os prêmios de dezembro próximo.

Desde 1901, quando o Prêmio Nobel da Paz foi lançado, ele foi premiado com uma centena de pessoas que “devem ter feito o maior ou melhor trabalho para a fraternidade entre as nações, pela abolição ou redução dos exércitos permanentes e para a realização e promoção de congressos da paz”.

O prêmio Nobel da Paz, no entanto, é corrupto. Supervisionada pelos estabelecimentos norueguês e sueco, tornou-se um instrumento de política externa.
WikiLeaks (@ wikileaks) 15 de julho de 2013

Veja também a discussão no Fórum Anti-NOM.

Fontes:
Russia Today: ‘Heroic effort at great personal cost’: Edward Snowden nominated for Nobel Peace Prize

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>