«

»

jul 29

A Psicologia da Negação de Conspiração

GD Star Rating
loading...
psicologia da negação de conspiração

por David Rothscum

Eu vi este vídeo hilário no youtube, intitulado “Por que os teóricos da conspiração são loucos??“. De tempos em tempos haveria comentários sarcásticos, chamando as pessoas que acreditam em teorias da conspiração de anti-semitas e afirmando que David Icke se recusou a fazer um tratamento psicológico de graça por estes pseudo-intelectuais, que provavelmente teriam tido posições elevadas na União Soviética para tratar dissidentes, se tivessem nascido lá.

Então o que é que faz com que algumas pessoas acreditem em teorias da conspiração, e que outras enfiem a cabeça na areia? Não são evidências. É principalmente o que outras pessoas acreditam. E é por isso que a maioria do público acredita em conspirações que são comumente aceitas de terem acontecido, mas mesmo assim são conspirações.

Afinal, se tomamos uma amostra de teóricos da conspiração, e uma amostra de pessoas que não se identificam como teóricos da conspiração e propor-lhes as teorias de conspiração a seguir:

– O governo da Alemanha nazista conspiraram para exterminar o povo judeu
– Saddam Hussein usou gás venenoso contra os curdos em Halabja
– Os sérvios cometeram genocídio contra os albaneses no Kosovo

Aqueles que se identificam como teóricos da conspiração provavelmente dúvidariam das duas últimas teorias, se é que eles fizeram a lição de casa. Alguns duvidariam da primeira teoria também. Aqueles que não se identificam como os teóricos da conspiração, por outro lado, são propensos a acreditar em todas as três teorias de conspiração.

A partir disso, diria que os que se identificam como teóricos da conspiração são realmente céticos sóbrios, enquanto que aqueles que não acreditam em teorias da conspiração, parecem ser os reais teóricos da conspiração!

Então, o que está acontecendo aqui? A resposta é a seguinte: As pessoas que não acreditam em teorias da conspiração acreditam que o “nosso lado” (os bons!) não se envolvem em conspirações. Eles de bom grado aceitarão qualquer teoria que seja contada sobre o outro lado (os maus!), no entanto, sem examiná-la pessoalmente. Pessoas que acreditam em teorias de conspiração são mais propensas a colocar sob exame minucioso o que o seu lado apresenta como propaganda .

Assim, a partir disto pode-se supor que a maioria dos teóricos da conspiração simplesmente identificam-se com o outro lado, não é? Não necessariamente. A maioria dos teóricos da conspiração odeiam o marxismo e o socialismo e identificam-se como libertários que defendem o livre mercado.

O que está acontecendo, então? A resposta é muito simples na realidade:

– Teóricos da Conspiração são radicais em seu pensamento, mas conservadores em suas ações

– Negadores de Conspiração são conservadores em seu pensamento, mas radical em suas ações

Exemplos abundam, teóricos da conspiração têm um interesse enorme em praticamente qualquer tópico científico “estranho”, que os cientistas “mainstream” não querem tocar. Eles também têm um grande interesse em qualquer teoria não-científica dominante que os cientistas mainstream não querem tocar. Mesmo quando o assunto não tem nada a ver com teorias da conspiração!

Por exemplo, alguns teóricos da conspiração acham que a Terra está de fato crescendo. Procure você mesmo no Google. Alguns teóricos da conspiração acreditam que o fumo não causa câncer de pulmão, ou só causa câncer de pulmão, pois contém isótopos radioativos. Alguns teóricos da conspiração| acreditam que formas de vida alienígena intervieram na Terra para ajudar a criar a espécie humana. Alguns teóricos da conspiração acreditam na fusão a frio. Alguns teóricos da conspiração pensam que o mundo vai acabar em 2012, porque os maias previram isso. Há uma certa sobreposição entre ciência alternativa, da Nova Era e conspiração.

Nota do autor do blog: eu particularmente não acredito em nenhuma desas teorias acima.

Como David Icke menciona, os teóricos da conspiração em geral, não têm a pretensão de ter um monopólio sobre a verdade. Eles estão simplesmente trabalhando para colocar as ideias lá fora, e ponderaram se eles estão certos ou não. Em muitos casos, os teóricos da conspiração não colocam a sua própria teoria unificada para explicar um evento ou um fenômeno, mas simplesmente procuram apontar por que a teoria oficial dominante é impossível. Por exemplo a maioria dos teóricos da conspiração não têm a pretensão de saber o que aconteceu em 11 de setembro, mas simplesmente alegam que o governo está mentindo, e desejam uma nova investigação.

Essencialmente, os teóricos da conspiração só tem interesse naquilo que nós não entendemos. Teóricos da conspiração são investigadores. Negadores da conspiração são em sua maioria pessoas que têm interesse naquilo que eles entendem.

E isto faz todo o sentido. Ambos estão sendo perfeitamente racionais e seguem o seu próprio interesse. A ciência é extremamente conservadora em seu pensamento. Se você afirma ter observado qualquer coisa radical ou estranha que você não pode explicar ou que não se encaixa em teorias estabelecidas, os cientistas vão atacá-lo e cuspir veneno em você. Isto é o que aconteceu com Luc Montagnier, o homem que descobriu o HIV.

Mr. Montagnier afirmou para detectar sinais eletromagnéticos de DNA, embora tivesse diluído em um grau tal que não deveria ser possível detectar nada (Link). Isto é, naturalmente, extremamente interessante, e merece um exame mais aprofundado. Mas os cientistas apenas o atacaram, e basicamente ficaram furiosos, porque seu modo de pensar pré-estabelecido foi desafiado.

Esta é também uma grande diferença entre os teóricos da conspiração e negadores da conspiração. Se eu sou um cientista de destaque, e publico uma descoberta ou uma teoria que parece colocar em dúvida crenças estabelecidas dentro da comunidade científica, eu estou propenso a perder muito. Meus colegas na conferência anual vai me dar de ombros, eu poderia perder minha posição na minha universidade, ou o meu mais recente estudo não seria publicado em nenhum qualquer.

Teóricos da conspiração, por outro lado, não têm nada a perder. Por mais radical que meus pensamentos e teorias sejam, é provável que eles serão examinados. Eu posso dizer o que eu quiser. Se eu acho que vi o Pé Grande escondido no meu armário, posso dizê-lo, sem perder nada, por estar escrevendo anonimamente. Se eu escrever alguma coisa ridícula, nada acontece. As pessoas vão me dizer que eu sou um idiota, vão parar de ler o que eu tenho que dizer, e vão seguir em frente com suas vidas. Eu sou julgado por aquilo que eu escrevo em oposição a quem eu sou. Esta é uma grande diferença entre os teóricos da conspiração e os negadores de conspiração. Teóricos da conspiração simplesmente não se importam muito com o que as pessoas pensam sobre eles.

Como você pode ver, os teóricos da conspiração são pensadores radicais, ao contrário de atores radicais. Em nossa sociedade porém, negadores de conspiração não pensam de forma radical, mas agem radicalmente. Teóricos da conspiração como eu pensam que isto é muito estúpido, mas compreensível, porque em nossa sociedade, você é julgado na maior parte pelo que você pensa, e não pelo que você faz.

Eu poderia perfeitamente ser um cara legal, que ajuda o abrigo dos sem-teto, que não come carne de animais que sofreram e ajuda velhinhas a atravessar a rua. Mas se eu sair e dizer: “Ah, a propósito, o Holocausto não aconteceu, os judeus não pertencem em Israel, as pessoas transexuais e gays são doentes mentais” etcetera, as pessoas me odiariam pelo o que eu penso, enquanto que elas não se importariam tanto com o que eu faço nesse momento. Eu posso ser um bumda-mole que só se preocupa com seu bronzeado falso e seu jogo de esportes na TV, ou uma adolescente cuja vida gira em torno de bolsas de grife, mas ninguém realmente se importa.

Eu sou um teórico da conspiração e acho que os negam conspirações são pessoas muito radical em seu agir. É muito radical para preencher o nosso planeta com torres de telefonia celular que emitem radiação de microondas e nos leva a sermos expostos a níveis de radiação de microondas bilhões de vezes superior ao nível em que o ser humano desenvolveu. Eu acho que é muito radical colocar um dispositivo de body-scanner contra o corpo de milhares de pessoas. Eu acho que é muito radical coletar a energia gerada por reações em cadeia radioativas criadas pelo homem. Eu acho que é muito radical comer alimentos em plásticos que soltam hormônios. Eu acho que é muito para esconder o corpo do sol, sob o qual toda a vida evoluiu.

Eu acho que é muito radical confiar nas pessoas em redes de televisão de propriedade de empresas que produzem armas nos dizendo a verdade sobre as guerras em que estamos envolvidos, cujas armas são usadas para matar pessoas inocentes (o autor do texto é americano). Eu acho que é muito radical confiar que uma classe de pessoas que “ganham” dezenas de vezes mais do que eu tenham o meu interesse em mente quando eles estão votando em leis que afetam a minha vida.

Eu acho que é muito radical abolir a nossa forma de vida comunal em que temos vivido nos últimos poucos milhares de anos e substituí-la com uma rede de pessoas que realmente não se preocupam com você, mas que vão tolerá-lo enquanto você se vestir como deles, parecer com eles, e não disser nada muito estranho em voz alta. Eu acho que é muito radical remover todo o açúcar de sua bebida e substituí-lo com produtos químicos sintéticos cujo sabor se parece com o do açúcar.

Eu acho que é muito radical confiar que um governo e uma lucrativa indústria farmacêutica tenham o seu melhor interesse em mente quando admitem ter realizado milhares de experiências médicas antiéticas em seres humanos sem o seu consentimento. Eu acho que é muito radical confiar em seu governo, a principal instituição de assassinatos em massa e principal fonte de genocídio, para cuidar de sua segurança e ter um monopólio de violência.

Eu acho que é muito radical injetar seus filhos com vacinas criadas por empresas que foram fundadas por pessoas conduzindo programas de armas biológicas durante a Segunda Guerra Mundial, e pagos por bilionários cujos avós pagaram para a pesquisa que Mengele realizou no Instituto Kaiser Wilhelm na Alemanha antes que ele ir para Auschwitz. A CIA roubando seu DNA? HA! Isto não é a ponta do iceberg, é o cristal de gelo microscópicos preso em seu sapato enquanto você está andando sobre o iceberg.

Eu não sou o radical, você é!

Fonte:
Blog Davidrothscum: The psychology of conspiracy denial

A Psicologia da Negação de Conspiração, 9.4 out of 10 based on 7 ratings

Artigos relacionados:

10 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Thaís

    Bom !!!!

    Não me considero uma conspiradora, mas não me contento com informações que são vendidas usualmente em todos os veículos de informação.

    Definitivamente acredito que o que falta no ser humano “as massas”, um pouco mais de questionamento sobre o que te impõem…… isso inclui todo um sistema de anos de influencia tanto publicitária quanto estatal/federal.

    Acho que vivemos em uma década de seres muito pacivos, que por estarem com uma vidinha relativamente boa, as tragédias, mentiras e outras coisas que nos rondam todos os dias não importam ou se quer incomodam.

    Infelizmente vivemos em um mundo de deficientes físicos, oras não veem, oras não escutam ….. e são mudos de nascença.

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  2. Afonso

    É como disse alguém: “Voçês se riem de mim porque eu sou diferente,eu estou rindo de voçês porque voçês são todos iguais.”

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  3. Freedom Fighter

    Vídeo legendado, Alex Jones – Clones híbridos: ABERRAÇÃO e MAIOR AMEAÇA contra a humanidade

    http://www.youtube.com/watch?v=0Ki_mAbD0Yk&feature=player_embedded

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  4. Max W.F

    Vamos agora pensar um pouco!

    hoje Érico Soa.Asc cometeu um grande erro,
    simulou um problema no Wizard que ele não poderá levar adiante,

    segundo o email dele a luz do LED só acende no stand-by,
    porém colocando no modo ON o led apaga.
    no caso não sai som do aparelho nunca.

    o LED (piloto)é ligado em paralelo com o filamento das válvulas (cabo de 6 Volts)com um resistor de 1k8.

    assim para o led não acender as válvulas também não acenderão,

    durante a noite fiz uma ligação para o celular dele (érico) perguntando se as válvulas do amp acenderam e ele falou que não sabe se acendeu ou não e não podia verficar pois tinha mais oque fazer e queria descançar e o amp não estava perto dele.

    muito estranho,
    não conseguiu ao menos ver se as válvulas estavam acendendo e me dizer no telefone que só amanhã poderia me dizer,
    ainda mais deixar a mancada de que quando recebesse a resposta me contaria se as válvulas acendiam.

    pensei logo,resposta de quem para me dizer se as válvulas acendem no modo ON e no Stand-by?

    2° ponto,
    como pode um engenheiro elétricista,mecatrônico etc… não saber trocar uma chave?
    disse ele que foi a causa inicial do problema antes de me enviar.

    o mesmo ensina até construir equipamentos eletrônicos e não saberia trocar uma chave alavanca?
    http://www.guitarcorner.com.br/viewtopic.php?f=5&t=11119

    3° ponto,
    como foi possível tamanha confusão inicial que era apenas de substituir uma chave,como um outro especialista não conseguiu trocar uma chave alavanca corretamente,,tarefa super simples.

    amanhã certamente receberei a seguinte resposta.
    1°voltou a funcionar normalmente
    (não sabe oque inventar para o led não acender no modo on)

    (porém vai falar,,não tenho confiança no equipamento e quero meu dinheiro de volta)

    vale ressaltar que nem na garantia o equipamento estava mais e mesmo assim fiz a manutenção,,depois de mais de 1 ano !

    2°ele vai dizer que só acende as válvulas no stand-by,,
    resposta até mais lógica,,porém só seria possível se um lado da chave de força estivesse danificado,,talvez essa chave tomando uma forte pancada poderia destruir uma posição.

    porém nesse caso as válvulas nunca acenderiam no modo ON,,

    no caso eu deixei o equipamento funcionando por 24 horas seguidas aqui,,como posso saber se o mesmo vai tomar uma pancada na chave de força durante o transporte?

    3°resposta,,o equipamento queimou e nada funciona mais!!!
    inclusive queima fusíveis,,
    essa é bem a cara dele (ÉRICO)

    vamos pensar um pouco!
    para o amplificador queimar fusíveis no caso que ele mencionou,só seria possível se tivesse curto na fonte de alta tensão,
    assim o problema aconteceria na hora de colocar no modo ON,

    no caso queimando o fusível não acenderia mais nem o LED no modo STD-BY.

    porém como ele me disse,,o problema é apenas o led que não acende no modo ON e não sai som.
    logo não possui muita lógica nisso,
    pois no modo std-by o led acende!

    4°resposta,,ele dizer que acende o led no stand-by porém as válvulas
    não acendem no stand-by,,
    simplismente impossível,,o LED e a válvula está no mesmo barco,,uma não pode funcionar sem a outra.

    5°resposta,,o led não acende no modo ON mais a válvula acende,,também é impossível,,

    pois conforme ele disse,,
    o LED acende no stand-by,,logo a conexão filamento com LED está ok,,

    agora vamos esperar a resposta dele,,ou deles !!!

    de qualquer forma o defeito mencionado é muito pouco provável.

    como já estou aqui falando vou contar mais algumas coisas,

    muitos fabricantes não trabalham de forma honesta,alguns compram de outros com alguns laranjas para botar defeitos e arrumar confusões com equipamento alheio,tudo em nome do dinheiro e da fama,

    tudo isso começou após a entrega dos equipamentos atrasados.

    pode parecer bem imorál,,porém vamos pensar,,
    um concorrente compra um produto do outro disfarçado e depois planeja ferrar com o equipamento e divulgar de forma negativa,,como seria possível se defender de tamanha imundicia?

    muitos esquecem de uma coisa simples,
    é melhor comer do pão que Deus nos dá que comer o manjar do diabo.

    pois as vezes a miséria é tão grande que a pessoa não possui nada além do dinheiro.

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  5. helena

    é engraçado, falo com meu filho sobre teorias da conspiração, ele não acredita, não procura se informar…. e me chama de maluca…porém existem muitos jovens antenados… e como diz a canção eles podem aprisionar nosso corpo, nossa mente , mas nunca nossa alma…

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  6. Kerly Quirino

    Adorei, exatamente como eu penso.

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  7. Kerly Quirino

    Adorei, exatamente como eu penso.

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  8. stela sonoda

    Que desabafo lindo, até me emocionei! Sim realmente os que pensam de forma conservadora são muito radicais em suas ações! Sou Cir. Dentista, luto todos os dias tentando acordar as pessoas de maneira carinhosa e cuidadosa, ensinando as pessoas a viverem livres de problemas bucais de maneira barata e simples, resumindo, sou “quebrada” financeiramente enquanto que aqueles que não se importam em cortar dentes para substituí-los por uma faceta de porcelana artificial apenas para dar um “design” legal, ou que “matam” dentes(tratam canais) de dentes bons,etc. São considerados os “Doutores” !!!
    E, SIM! Busco sempre as informações alterativas, estudei biologia e não há no Planeta condições tão radicais para desenvolver biotipos tão diferentes como qdo comparamos japoneses x negros,biologicamente falando, como se explica tamanha diferença?Acredito em influencia extraterrena.
    As grandes corporações mentem quando tentam te convencer que o Creme Dental deles é bom…se mentem sobre algo tão banal, o que podemos imaginar então quando são assuntos ainda mais importantes? ELES MENTEM, são radicais em sua ações!!
    Busco um jeito de viver em uma sociedade onde não seja necessário colocar a “máscara” antes de sair de casa…ou,pior, às vezes temos que usá-la dentro de casa também…
    Tenho sede de LIBERDADE!!
    Abraço `a todos.

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  9. Cavaleiro

    Bom dia

    Não posso deixar de refletir sobre o tema:

    Pediria encarecidamente também que evitassem usar os comentários para conselhos religiosos. Respeito a religião de todos, de cristãos a ateus, mas gostaria de que este blog não fosse utilizados para discussão de crenças religiosas. isto apenas fará com com menos pessoas acordem para a realidade. Por favor respeitem esta regra. Muito Obrigado!

    Cairei no que um amigo me disse: – De que adianta voce saber de tudo isto? Acaso tenho forças para lutar contra tal sistema?

    JAMAIS, portanto a VERDADE PARA QUE TEMOS QUE ACORDAR É NOSSO MUNDO ESPIRITUAL, O MUNDO ONDE O REI FOI PREPARAR O GRANDE BANQUETE DOS QUE PASSARAM PELA TRIBULAÇÃO, e se não posso lutar, devo preparar minha alma, pois nenhum ser humano é digno de entrar no paraíso por seus méritos, e por isto temos os sacramentos da igreja, O RESTO É CONSPIRAÇÃO CONTRA TUDO QUE É SAGRADO. Amém. Se não posso postar A VERDADE, ENTÃO MORREREMOS NO ENGANO, E QUANDO ACORDARMOS SERÁ TARDE DEMAIS!

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  10. trabalhador do bem

    Acessem este site, e leiam sobre este documentário, e o farsante David Icke.

    http://astropt.org/blog/2011/12/20/thrive/

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>