«

»

jun 11

Ultrajante: EUA Sugere que Iraque Deveria Reembolsar os Gastos dos EUA no País

GD Star Rating
loading...

Update: Os governantes e população do Iraque ficaram indignados com a sugestão. Veja ao fim do artigo.


A piada do ano. Após invadir, pilhar e destruir o Iraque, matar um milhão de iraquianos civis (estatísticas variam entre 100 mil a 1 milhão), explorar e extorquir todos os recursos do país e instalar (mais) uma gigantesca infra-estrutura militar no país, vemos os EUA inverter todas as possibilidades da lógica ao afirmar que o Iraque deveria pagar aos EUA pelos “serviços prestados”.

Um congressista americano teve a cara-de-pau de afirmar nesta sexta-feira, em uma entrevista na embaixada americana em Bagda, que o Iraque deveria pagar uma parcela dos “mega-dólares” que Washington gastou no país desde a queda de Saddam Hussein em 2003.

Uma vez que o Iraque se torne um país muito rico e próspero … esperamos que alguma consideração seja dada para reembolsar os Estados Unidos alguns dos mega-dólares que nós gastamos aqui nos últimos oito anos“, disse a jornalistas Dana Rohrabacher.

Rohrabacher estava liderando uma delegação bipartidária do Congresso americano em visita ao Iraque, inicialmente para averiguar um ataque em abril das forças de
segurança iraquianas no campo de Ashraf, que hospeda milhares de iranianos exilados onde pelo menos 35 moradores do acampamento morreram.

Esperávamos que houvesse uma contrapartida de um retorno, porque o Estados Unidos está agora perto de uma gravíssima crise econômica e certamente poderíamos nos beneficiar se algumas pessoas se preocupassem com a nossa situação assim como nós nos preocupamos com a deles.

Ele disse que levantou a questão em uma reunião com o primeiro-ministro do Iraque Nuri al-Maliki. Rohrabacher, um membro da Comissão dos Assuntos Externos da Câmara dos Representantes dos EUA, se recusou a dar detalhes sobre quanto deveria ser pago de volta, ou sobre o calendário.

Rohrabacher acrescentou ainda que o mesmo princípio podem ser aplicado à Líbia, dizendo: “Se os líbios, por exemplo, estão dispostos a ajudar a pagar, compensar os Estados Unidos, pelo que nós estamos gastando para ajudá-los neste período difícil, esta seria uma forma.

E uma vez que o Iraque se torne próspero… e pagar de volta alguns dos gastos que tivemos ao ajudá-los a estabelecer uma democracia, isto seria muito apreciado“, disse ele.

É muito interessante este raciocínio distorcido em face do vídeo abaixo (infelizmente apenas em ingles), que mostra soldados americanos que serviram no Iraque afirmando que eles eram orientados a carregarem metralhadoras não marcadas quando saíssem a campo, para incriminar civis desarmados que “ocasionalmente” morressem por engano.

A primeira vítima da guerra é sempre a verdade, em vários níveis…



Update: 


A administração do Iraque ficou enraivecida com as declarações do congressista americano, veja abaixo o artigo traduzido do site News Anti-War:

Iraquianos Ridicularizam a Noção de Pagar os EUA pela Invasão:

Uma delegação do Congresso, liderada pelo deputado Dana Rohrabacher (R – AC) ganhou a vergonhosa distinção de tamanho incômodo que o governo iraquiano pediu para eles irem embora na sexta-feira, após comentários públicos do congressista americano Dana Rohrabacher e uma acirrada discussão com o primeiro-ministro Nouri al-Maliki.

Mais atenção foi dada aos comentários de Rohrabacher, sugerindo que uma vez que o Iraque ficasse “rico e próspero”, eles deveriam começar a pagar aos EUA para compensar os inconvenientes da invasão americana de 2003 e a ocupação por quase uma década.

Confrontado com o desemprego maciço e exigências insistentes de Obama para extenderem a ocupação por mais anos, os comentários Rohrabacher conseguiram deixar muitos iraquianos simultaneamente estupefatos e enfurecidos.

Para o governo do Iraque, a resposta foi simples: eles não vão pagar um centavo. Os membros do Parlamento do Iraque elaboraram um pouco mais, ridicularizando a idéia como “estúpida” e sugerindo que se alguém deve pagar as reparações são os EUA. Outros exigiram a saída imediata das tropas dos EUA do Iraque.

A embaixada dos EUA tentou se distanciar dos comentários, dizendo que o congressista não falou pela Administração de Obama. No entanto, com as exigências dos EUA de manter cada vez mais tropas indesejadas, é claro que eles têm muitas questões em disputa.
Rep. Rohrabacher insiste que “não se arrepende” de nada do que ele disse durante a visita e prometeu não irá se desculpar.



Fontes:
Yahoo News: US congressman says Iraq should repay war costs
MSN Arabia: US congressman says Iraq should repay war costs
Politico.com: Iraqis: We won’t repay U.S.
News Anti-War: Irked Iraqis Ridicule Notion of Paying US for Invading

Ultrajante: EUA Sugere que Iraque Deveria Reembolsar os Gastos dos EUA no País, 10.0 out of 10 based on 5 ratings

Artigos relacionados:

4 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. djaelson L. silva

    os EUA continua com sua politica de expansão fobre o mundo, sugando-os e massacrando seus abitantes

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  2. Marcus

    > Habacuque (Nova Versão Internacional- NVI):
    Hab 2:6 “… ‘Ai daquele que amontoa bens roubados e se enriquece mediante extorsão! Até quando isto continuará assim?’
    Hab 2:7 “Seus credores não se levantarão de repente? Não despertarão os que o fazem tremer? Agora você se tornará vítima deles.
    Hab 2:8 “Porque você saqueou muitas nações, todos os povos que restaram o saquearão. Pois você derramou muito sangue, e cometeu violência contra terras, cidades e seus habitantes.
    Hab 2:9 “Ai daquele que obtém lucros injustos para a sua casa, para pôr seu ninho no alto e escapar das garras do mal!
    Hab 2:10 “Você tramou a ruína de muitos povos, envergonhando a sua própria casa e pecando contra a sua própria vida.
    Hab 2:11 “Pois as pedras clamarão da parede, e as vigas responderão do madeiramento contra você.”

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  3. Ricardo Saraiva

    Realmente, só resta rir…

    Imagino a conversa:

    “Sabe, só matámos alguns Iraquianos. Afinal de contas até deveriam recompensar-nos…já viram se eles voltassem a revoltar-se? Não era coisa boa…
    Já agora, não passamos factura…”

    É o Mundo em que vivemos… -.-”

    Enfim…

    Cumprimentos,
    — —
    Ricardo Saraiva

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  4. Adriano Oliveira

    Muito justo…nada é de graça, quer democracia e justiça, pague por isso..
    não tem força, e nem coragem se livrar do seu tirano, então pague pelo serviço……ou fique como a Africa com 1000 anos de escravidão, colocando culpa no mundo por sua corvadia….

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>