«

»

nov 12

Você sabia que o Brasil também tem seu centro de Guerra Eletrônica?

GD Star Rating
loading...
Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX)

Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX)

Os EUAcolocaram 30.000 de seus soldados lutar na “guerra cibernética”, exagerando ameaças de ciber-terrorismo para justificar aumentar o controle sobre a internet e preparar ações contra países e sites que não entrem no jogo da nova ordem mundial. A Inglaterra também criou seu quartel-general ciber-guerra.

Agora foi a vez do Brasil entrar na onda. Desconhecia até então que o exército do Brasil tem seu setor para ciber-guerra, o Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica (CCOMGEX).

Em uma entrevista para o Zero Hora, o General Antonino dos Santos Guerra Neto dá fala sobre o CCOMGEX. Ele nega que o CCOMGEX tenha como objetivo criar unidades de inteligência militar que incorporem táticas sofisticadas de invasão de sistemas de computação, como a montada recentemente em Israel. Os israelenses, aliás, foram colocados sob suspeita pelo governo iraniano de terem desenvolvido um vírus de computador, o Stuxnet, descoberto no reator nuclear iraniano em Bushehr.

Apesar de negativa, o Exército Brasileiro assinou convênio com a empresa espanhola Panda Security, com sede em Bilbao (estive lá em setembro! :)). O acordo prevê que sejam treinados até 700 militares em ameaças virtuais, numa troca de experiências que incluirá visitas ao laboratório da Panda, na Espanha. Veremos nossos próprios militares hackeando sites como este em um futuro próximo?

Fontes:
Via Blog Sempre Guerra
Zero Hora: Exército se prepara para guerra cibernética
Defesanet: Exército se prepara para guerra cibernética

Você sabia que o Brasil também tem seu centro de Guerra Eletrônica?, 10.0 out of 10 based on 2 ratings

Artigos relacionados:

9 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. Livre1

    Hehe a Europa está planejando um exercicio: http://www.seginfo.com.br/europa-tera-exercicio-de-ciber-seguranca-em-novembro/

    Não é simualção de cyber guerra.

    Mais talvez possa ser um basico treinamento.

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  2. Sempre Guerra Blog

    Caro amigo, obrigado pela citação do nosso blog!

    Precisando, estamos a disposição.

    Equipe Sempre Guerra

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  3. Alexandre Camacho Coelho

    Olá amigos,

    Parabéns ao Exército Brasileiro pela iniciativa em investir na formação de recursos humanos especializados neste novo tipo de ameaça. Na Aeronáutica, temos o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA): http://www.ita.br . O ITA desenvolve ensino e pesquisa para a área de Defesa nos seus cursos de Graduação e Pós-Graduação. Na Pós-Graduação destacam-se o Curso de Especialização em Análise de Ambiente Eletromagnético (CEAAE), O Curso de Extensão em Engenharia de Armamento Aéreo (CEEAA), e o Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Aplicações Operacionais (PPGAO) nas linhas de pesquisa de Guerra Eletrônica; Análise Operacional; Armamento Aéreo; e Comando e Controle. Uma dica para quem quer conhecer de perto as atividades de pesquisa de ponta realizadas no Brasil na área de Defesa é participar do Simpósio de Aplicações Operacionais em Áreas de Defesa (SIGE), que ocorre todos os anos no ITA no final do mês de setembro e iníco de outubro. Este ano o simpósio estará em sua décima terceira edição. O site do evento é http://www.sige.ita.br/ . Subordinado a Divisão de Engenharia Eletrônica do ITA temos ainda o Laboratório de Guerra Eletrônica (LAB-GE), que é responsável por apoiar os trabalhos de pesquisa em Guerra Eletrônica no âmbito do ITA.

    Um abraço a todos.

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

    1. anom_admin

      Parabéns por começar a nos vigiar e deixar ser influenciado pelos EUA e sua neura anti-terrorismo? Realmente se for esta a linha a ser seguida eu preferia não ter nenhum órgão assim.

      Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  4. carlos alberto alves santana

    Parabens a vc e ao Exercito Brasileiro pela iniciativa de fazer este controle de guerra eletronica.

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  5. renato

    E eu com isso.

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  6. WILSOM DIAS DE MORAES

    PORQUE GUERRA? JUSTAMENTE PORQUE AINDA DESCONHECEMOS NOSSA MAIS PROFUNDA VERDADE. SOMOS HOMENS QUE AINDA USAM AS ARMAS DA RAZÃO E “IRRACIONALIDADE” A GUERRA JAMAIS SERÁ UMA JUSTIFICATIVA POSITIVA PARA AGIR E REAGIR MATANDO UNS AOS OUTROS. AO INVÉS DE OPTAR PELA VIDA INCONDICIONALIZADA E IGUALITÁRIA NO ÂMBITO UNIVERSAL, AINDA PENSAMOS QUE PODEMOS TUDO. MAS NA VERDADE NÃO SOMOS NADA. PORQUE ACHAMOS SABER E TER PODER SÓ QUE NÃO DOMINAMOS O MINUTO SEGUINTE EM NOSSAS VIDAS.

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  7. WILSOM DIAS DE MORAES

    SOMOS AMERICANIZADOS DESDE SEMPRE. ESSA É A GRANDE VERDADE. NOSSOS POLÍTICOS JÁ ENTREGARAM NOSSO PAIS BASTA DIZER QUE “TODOS SÃO FORMADOS EM UNIVERSIDADES IMPORTANTES DO EXTERIOR”. PATRIÓTA DE VERDADE SOMOS NÓS HOMENS COMUNS QUE SABEMOS QUE O SANGUE QUE CORRE EM NOSSAS VEIAS JAMAIS DEVERÁ SER COMPRADO OU CORROMPIDO PELA IDEOLOGIA DE “IRMÃOS UNIVERSAIS QUE PENSAM EM SEU PRÓPRIO BEM SEMPRE.
    A AMAZÂONIA A MUITO TEMPO DEIXOU DE SER NOSSA.
    SOMOS BIPADOS, VIGIADOS ATRAVÉS DOS CELULARES E INTENET, JÁ NÃO SOMOS DONOS DE NOSSA PRÓPRIA VIDA A MUITO TEMPO.
    A MÍDIA BRASILEIRA É AMERICANIZADA OS PROGRAMAS DE TV SÃO TODOS COM FUNDAMENTAÇÃO E IDEOLÓGICA QUE DE MANEIRA OCULTA NOS LEVA A SER E TER, FAZER E ACEITAR O QUE NOS PEDEM SEM SEQUER RECLAMAR OU SENTIR DE MODO REAL O QUANTO ESTAMOS SENDO ENGANADOS.

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  8. ELIANE

    COMO FUNCIONA ESSE EXERCITO GOSTARIA DE SABER

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  1. Tweets that mention Você sabia que o Brasil também tem seu centro de Guerra Eletrônica? | Blog Anti Nova Ordem Mundial -- Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by barrosdelimaster and barrosdelimaster, anovaordemmundial. anovaordemmundial said: Você sabia que o Brasil também tem seu centro de Guerra Eletrônica? http://t.co/1K4bGaC […]

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>