«

»

nov 29

Cablegate: Divulgação de documentos bombásticos pelo Wikileaks mostra a verdadeira face da diplomacia americana

GD Star Rating
loading...

wikileaksApesar dos apelos do governo americano para que o  wikileaks não divulgasse o novo conjunto de arquivos que incluem milhares de documentos de comunicações diplomáticas, vários jornais pelo mundo inteiro já começaram a disponibilizar parcialmente o conteúdo destes reveladores documentos. Ao fim do domingo o próprio wikileaks começou a publicá-los diretamente. Até agora, apenas 200 dos 250 mil documentos foram completamente disponibilizados.

Os documentos mostram a realidade por trás da diplomacia americana, onde trata pejorativamente autoridades internacionais, solicita espionagem em altas autoridades na ONU e até mesmo pede informações sobre atividades terroristas na tríplice fronteira. Veja mais abaixo um resumo dos principais pontos.

O WikiLeaks havia disponibilizado previamente os arquivos para os seguintes veículos de comunicação: o diário espanhol El Pais, o britânico The Guardian, o New York Times dos EUA, o Le Monde da França e a revista alemã Der Spiegel.

O escândalo está sendo apelidado cablegate, da mesma forma que o climategate, em uma referência ao escândalo do Watergate, onde Nixon foi pego espionando inimigos políticos.Um “cable”, ou cabo em português, no linguajar diplomático, é um registro oficial escrito por funcionários de uma embaixada para o Departamento de Estado em Washington ou vice-versa. As informações incluídas em um cabo é um resumo e detalhes importantes de uma reunião entre diplomatas dos EUA e os seus homólogos.

Os arquivos vazados incluem milhares de documentos mostrando trocas de informações com várias embaixadas por todo o mundo. São 1947 cabos relacionados com a embaixada do Brasil. Esta planilha mostra a quantidade de cabos por embaixada.

Os cabos cobrem um conjunto enorme de documentos oficiais: 251.287 despachos, de mais de 250 embaixadas e consulados americanos no mundo inteiro. É uma imagem única da linguagem diplomática dos EUA,  incluindo mais de 50 mil documentos que abrangem a atual administração de Obama. Mas o que os dados incluem?

Os documentos incluem um grande número de assuntos reveladores e que devem com certeza repercutir na imagem dos EUA ao redor do mundo. Eu irei detalhar mais nos próximos dias, mas abaixo está uma listagem com os principais assuntos:

Al-Quaeda na tríplice fronteira com o Brasil: um dos cabos publicados mostra como em 2008 Washington ordenou a seus diplomatas em Assunção (Paraguai), para que investigassem a possível presença da Al-Qaeda em uma zona de fronteira entre Paraguai, Argentina e Brasil. Este documento solicitava informações sobre grupos terroristas e simpatizantes, incluindo a Al-Qaeda e outros grupos militantes islâmicos como o egipcio Jamaa Islamiya, o Hamas, que governa a Faixa de Gaza, e o Hezbollah do Líbano.

Brasil oculta prisões de terroristas: O governo brasileiro disfarça a existência e a prisão de pessoas ligadas ao terrorismo, de acordo com textos enviados pelo então embaixador americano no Brasil em 2008. Segundo o documento, “o governo brasileiro é um parceiro de cooperação no combate ao terrorismo e actividades relacionados com o terrorismo no Brasil […] No entanto, os mais altos níveis do governo brasileiro, particularmente o Ministério das Relações Exteriores, são extremamente sensíveis a quaisquer créditos públicos de que terroristas têm presença no Brasil – seja para arrecadar fundos, organizar a logística, ou mesmo trânsito no país – e vai vigorosamente rejeitar quaisquer declarações implicando o contrário”.

No caso do wikileaks ser realmente uma fonte de desinformação, como muitos dizem, a divulgação deste tipo de informação como estes dois documentos sobre o Brasil daria força aos EUA para forçar o governo brasileiro a seguir suas políticas anti-terrorismo ou até mesmo dar apoio para ações de combate a terroristas em território brasileiro pelos EUA.

Vários dos documentos se referem de forma pejorativa ou negativa a vários dos líderes mundiais: a respeito de Angela Merkel, chanceler alemã, foi dito que ela não teria criatividade e evitava riscos.  O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, foi chamado de “Hitler”, o presidente francês, Nicolas Sarkozy, seria o  “imperador nú”, o presidente afegão, Hamid Karzai, como “impulsionado pela paranóia”. O Primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, foi chamado de “macho alfa”, enquanto o presidente Dmitry Medvedev de “medroso e hesitante“. Os documentos também dizem que líder norte-coreano Kim Jong-il sofre de epilepsia, que a enfermeira ucraniana em tempo integral do líder líbio Muammar Gaddhafi é uma “loira quente“, e que o premier italiano Silvio Berlusconi adora “festas”.

Espionagem na ONU: sob o nome de Hillary Clinton, um cabo de 2009 mostra como os órgaos diplomáticos americanos, juntamente com o FBI, a CIA e o servico secreto americano, estavam envolvidos em uma coleta de informações biográficas e biométricas de várias autoridades da ONU e do conselho de seguranca da ONU. Estas informações incluíam detalhes técnicos dos sistemas de comunicação, e até mesmo senhas e chaves criptográgicas de segurança. Este documento foi enviado também para a embaixada americana no Brasil.

Os líderes árabes pedem de forma privada um ataque aéreo contra o Irã

– Doadores da Arábia Saudita são os maiores financiadores de grupos terroristas

Acordo secreto entre Washington e o Iêmen para encobrir o uso de aviões dos EUA para bombardear alvos da Al-Qaeda: um cabo registra que durante uma reunião em janeiro com o general David Petraeus, então comandante dos EUA no Oriente Médio, o presidente iemenita, Abdullah Saleh disse: “Nós vamos continuar dizendo que são nossas bombas não suas..

Descrição de um quase “desastre ambiental”, no ano passado, durante uma transferência clandestina de urânio enriquecido.

– Detalhes técnicos de negociações secretas entre EUA e Rússia em Genebra, Suíça, sobre mísseis nucleares.

– Choque dos diplomatas americanos com o rude comportamento do príncipe Andrew (do Reino Unido), quando no exterior.

Suspeitas de corrupção no governo afegão, com um cabo alegando que o vice-presidente Zia Massoud estava carregando 52 milhões de dólares em dinheiro quando foi parado durante uma visita ao Emirados Árabes Unidos. Massoud nega ter levado dinheiro para fora do Afeganistão.

Neste domingo o site do wikileaks sofre um ataque de negação de serviço, de acordo com uma mensagem postada em seu twitter: “Estamos atualmente sofrendo um distribuído ataque de serviço em massa”. Foi criado um o cablegate.wikileaks.org, um novo site para divulgar os documentos, onde estes podem ser visualizados e agrupados de diversas formas, além de apresentar várias estatísticas.

Acredito que nos próximos dias veremos vários escândalos surgirem a medida que os documentos são analizados e absorvidos. Pretendo publicar mais detalhes dos documentos, especialmente aqueles que envolvem o Brasil.

——————————-

Update:

Como os meus caros leitores abaixo, eu também tenho minhas suspeitas em relação ao wikileaks. Primeiro porque conseguiu com que grandes veículos de mídia cooperassem e compartilhassem as informações, e claro, pela declaração do Assange sobre o 11 de setembro. Mais precisamente Assange disse ao jornal Belfast Telegraph:

“Eu acredito em fatos sobre conspirações”, diz Assange, escolhendo as palavras lentamente. “Sempre que as pessoas com poder planejam em segredo, eles estão realizando uma conspiração. Portanto, há conspirações em toda parte. Há também teorias de conspiração malucas. É importante não confundir as duas. Geralmente, quando há fatos suficientes sobre uma conspiração simplesmente a chamamos de notícia. “E sobre 11 de setembro? “Eu fico constantemente incomodado pelo fato das pessoas serem distraídas por conspirações falsas como o 11 de setembro, enquanto o tempo todo nós fornecemos evidências de conspirações reais, para a guerra ou fraude financeira em massa”. E sobre a conferência de Bilderberg? “Isso é vagamente conspiratório, em um sentido de rede. Nós publicamos as notas das reuniões.”

Por um lado eu entendo que ele queira se preservar e não ser associado diretamente ao movimento “911 truthers”, pois iria certamente criar pretexto para a mídia desacreditar o wikileaks. Por outro lado ele não precisava chamar de conspirações malucas.

Temos que ver o que será publicado nas próximas semanas e meses e veremos quem será beneficiado com estas revelações. Os grandes veículos da mídia estão focando nos documentos sobre o Iran, a China e a Coreia do Norte, que dão suporte a ações militares contra aqueles países. Sobre o Brasil, vemos claramente que os documentos tentam revelar a presença de terroristas ou suporte a terroristas no Brasil, além de reclamar da falta de legislação anti-terrorismo no país. Nós sabemos muito bem quem está por trás do terrorismo, supostamente islâmico, no mundo inteiro: a CIA, FBI e seus comparsas, utilizando pessoas facilmente manipuláveis para agir sob o pretexto do radicalismo islâmico. Me preocupa que estes documentos acabem por iniciar um movimento anti-islâmico no país e a criação de leis anti-terrorismo, as quais sabemos muito bem contra quem seriam utilizadas no fim das contas: nós mesmos.

Por outro lado, foi um agradável surpresa ver que o Brasil, com exceção de poucas autoridades, não estavam abaixando a cabeça para os EUA e sua falsa guerra contra o terrorismo.

Eu sugiro que esperemos um pouco mais e vamos analisando as informações que surgirem, antes de refutar ou ignorar as informações contidas nestes documentos.

Wanted by the CIA: Julian Assange – Wikileaks founder

Fontes:
Site Cablegates do Wikileaks
Times of India: Wikileaks: US probed al-Qaida presence in Paraguay
Portal do Jornal El Pais sobre os documentos diplomáticos
The Guardian: US embassy cables leak sparks global diplomacy crisis
Globe and Mail: WikiLeaks confronts cyberattack
Cabo solicitando espionagem na ONU
Cabo solicitando informações de atividades terroristas na Tríplice-Fronteira
Cabo sobre Brasil ocultando informações de ‘terroristas’

Cablegate: Divulgação de documentos bombásticos pelo Wikileaks mostra a verdadeira face da diplomacia americana, 4.3 out of 10 based on 4 ratings

Artigos relacionados:

7 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. Tweets that mention Cablegate: Divulgação de reveladores documentos americanos mostra a verdadeira face da diplomacia americana | Blog Anti Nova Ordem Mundial -- Topsy.com

    […] This post was mentioned on Twitter by Vanini [Anak], anovaordemmundial. anovaordemmundial said: Cablegate: Divulgação de reveladores documentos americanos mostra a verdadeira face da diplomacia americana http://t.co/aNUOZrw […]

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  2. Cablegate Brasil: Veja Aqui Todos os Documentos Relacionados com o Brasil | Blog Anti Nova Ordem Mundial

    […] « Cablegate: Divulgação de documentos bombásticos pelo Wikileaks mostra a verdadeira face da diplom… […]

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  3. Wikileaks Brasil – Cablegate « In Orbt

    […] cablegate-divulgacao-de-reveladores-documentos-americanos-mostra-a-verdadeira-face-da-diplomacia-ame… […]

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  4. Cablegate Brasil: Veja Aqui Todos os Documentos Relacionados com o Brasil « Acredite Aconteceu

    […] primeiro dia da publicação do Cablegate fizemos uma breve descrição sobre os documentos divulgados até aquele momento. Como veremos muitas outras informações […]

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  5. Falso Documento do Wikileaks Sugere Ligação entre HAARP, LHC, Espirais no Céu na Noruega e Bunkers para 2012 | A verdade Aqui

    […] e Bunkers para 2012 Era só o que faltava. Se não bastasse o entulho de desinformações provenientes dos documentos diplomáticos supostamente reais do wikileaks, os quais são chamados coletivamente de Cablegate, certos indivíduos estão disseminando […]

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  6. Falso Documento do Wikileaks Sugere Ligação entre HAARP, LHC, Espirais no Céu na Noruega e Bunkers para 2012 « Acredite Aconteceu

    […] Era só o que faltava. Se não bastasse o entulho de desinformações provenientes dos documentos diplomáticos supostamente reais do wikileaks […]

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  7. Cablegate Brasil: Veja Aqui Todos os Documentos Relacionados com o Brasil Portal Cwb

    […] de Postagem: A Nova Ordem MundialVia: Wake Up No primeiro dia da publicação do Cablegate fizemos uma breve descrição sobre os documentos divulgados até aquele momento. Como veremos muitas outras informações […]

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>