«

»

mai 25

Estadão: EUA ordenam expansão de atividades militares clandestinas no Oriente Médio

GD Star Rating
loading...

Mais incrível foi ver esta notícia no New York Times e no Estadão… Uma sumário para o artigo abaixo: “EUA está aumentando seu terrorismo externo para desestabilizar e obter controle do Iran.

WASHINGTON- O principal comandante americano no Oriente Médio ordenou uma ampla expansão de atividades militares clandestinas em um esforço para conter grupos militantes ou ameaças no Irã, Arábia Saudita, Somália e outros países da região, de acordo com oficiais de defesa e documentos militares revelados ao jornal The New York Times.

A ordem secreta, assinada em setembro pelo general David H.Petraeus, autoriza o envio de tropas de operações especiais dos Estados Unidos tanto para nações hostis como amigáveis no Oriente Médio, Ásia Central e África para reunir esforços e construir alianças com as forças locais.

De acordo com fontes oficiais, a ordem também abre caminho para possíveis ataques militares no Irã se tensões a respeito de seu programa nuclear aumentarem.

A medida ordenada por Petraeus estabelece o uso de pequenas equipes de soldados americanos para preencher lacunas de inteligência a respeito de grupos terroristas e outras ameaças no Oriente Médio, especialmente grupos que estejam organizando ataques contra os Estados Unidos.

Contudo, alguns oficiais do Pentágono temem que a expansão das atividades militares clandestinas tragam riscos. As atividades poderiam prejudicar as relações com governos aliados, como a Arábia Saudita ou Iêmen, ou incitar a raiva de nações hostis como o Irã e a Síria. Muitos militares também estão preocupados com a possibilidade de que soldados sejam tratados como espiões se capturados, e as convenções de Genebra para prisioneiros de guerra sejam negadas a eles.

As operações precisas autorizadas pela ordem não foram esclarecidas, assim como as ações já tomadas pelos militares para segui-la. O documento ao qual o NYT teve acesso dá poucos detalhes sobre missões ou operações de inteligência.

O texto de sete páginas aparenta autorizar operações específicas no Irã, em sua maioria para recolher informações de inteligência sobre o programa nuclear do país ou identificar grupos dissidentes que possam ser úteis para uma futura ofensiva militar. A administração Obama insiste em que, no momento, está compromissada em penalizar o Irã apenas com sanções diplomáticas e econômicas. O Pentágono teria que elaborar planos de guerra detalhados para estar preparado no caso de Obama autorizar um ataque.

Fontes:
New York Times U.S. Is Said to Expand Secret Actions in Mideast
Estadão: EUA ordenam expansão de atividades militares clandestinas no Oriente Médio

Artigos relacionados:

2 comentários

  1. Anonymous

    ainda há esperança:

    Deputado Dr. Talmir (PVSP), Manifesta preocupação acerca de componente ciclamato de sódio encontrado na Coca Cola Zero vendida no Brasil. Segundo ele, a substância pode ser cancerígena e produz efeitos colaterais ao organismo.

    http://www.youtube.com/watch?v=-rv22oodNn8&feature=related

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  2. Emerson

    Obrigado anônimo, postei esta informação em http://www.anovaordemmundial.com/2010/05/video-deputado-dr-talmir-pvsp-manifesta.html

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>