«

»

abr 06

WikiLeaks: Vídeo mostra militares dos EUA matando jornalistas da Reuters no Iraque

GD Star Rating
loading...

Um vídeo publicado por um portal da internet questiona a versão oficial sobre como o Exército dos Estados Unidos matou 11 iraquianos, entre os quais um fotógrafo e um motorista que trabalhavam para a «Reuters» em 2007.

As imagens, divulgadas esta segunda-feira pelo site wikileaks.org, mostram, a partir da visão do piloto de um helicóptero Apache, os disparos contra um grupo de homens armados e outros desarmados nas ruas de um bairro da Nova Bagdad.

Entre eles, estavam o fotógrafo da Reuters Namir Noor-Eldeen e o motorista, Saeed Chmagh, que morreram em 12 de Julho de 2007 no ataque.

O vídeo, apresentado em Washington e intitulado “Assassinato Colateral”, descreve também o resgate das vítimas, entre elas duas crianças feridas.

No dia seguinte ao ataque, o Exército americano explicava a morte dos funcionários da agência como parte de um confronto entre suas tropas e insurgentes. Mas no vídeo é possível ver um dos militares a pedir autorização para disparar e outro que responde que um dos homens está a disparar contra o helicóptero, o que não é visível nas imagens onde apenas se vê os homens a falar entre si.

Um porta-voz militar disse ao jornal The New York Times que “não há dúvida que as forças de coligação estavam claramente em operações de combate contra uma força hostil”.

A agência Reuters exigiu sem sucesso uma investigação das circunstâncias e a obtenção do material audiovisual no âmbito da Lei de Liberdade de Imprensa.

Entretanto, a Reuters já garantiu a veracidade destas imagens: “o vídeo divulgado hoje através da Wikileaks é uma evidência gráfica dos perigos que implica o jornalismo e as tragédias que podem acontecer”, diz a agência em comunicado.

Sem dúvida, este vídeo mostra a regra e não a exceção do que acontece no Afeganistão e Iraque. Civis sao mortos sem piedade e o que vemos nos noticiários é apenas uma reportagem apologética que sempre marginaliza os locais e vangloriam os militares americanos (ou britânicos, alemães, etc).

Algumas das frases chocantes ditas pelos soldados:

“Vamos lá. Atire! “

“Tudo bem, eu acertei nele.” (Ha ha)

“Ah, sim, olhe para aqueles bastardos mortos.”

“Nós temos um indivíduo que quer escapar” (Momentos depois)

“Venha camarada.” (Para o homem rastejando) “Tudo que você tem a fazer é pegar uma arma ” (e então ele poderia abrir fogo)

“Estou tentando conseguir permissão para atirar.” (a van que veio recolher os feridos) “Vamos lá, nos deixe atirar!”

“Ah, sim, olhe para isso. Bem no meio do para-brisas! Ha ha! “

(Ao descobrir que tinham atirado em crianças) “Bem, é culpa deles para trazer as crianças para uma batalha.” “Isto mesmo! “

“Acho que acabei de passar por cima de um corpo.” (Risos) “Talvez tenha sido apenas uma ilusão visual. Mas parecia que foi um corpo. “

Download via torrents: http://bit.ly/b24vnl (versão curta) http://bit.ly/a5iYMo (versão longa)

Neste outro video da Russia TV mostra apenas as partes relevantes dos assassinatos:

Neste outro video da estacao de TV Aljazira, mostra as criancas que foram atingidas e a revolta de seus parentes:

Fontes:
Wikileaks Collateral Murder
TVI Portugal: Vídeo mostra militares dos EUA a matar jornalistas da Reuters
BBC: WikiLeaks posts video of ‘US military killings’ in Iraq
Reportagem Original New York Times
Fox News: Video Appears to Show U.S. Forces Firing on Unarmed Suspects in Baghdad

WikiLeaks: Vídeo mostra militares dos EUA matando jornalistas da Reuters no Iraque, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Artigos relacionados:

22 comentários

1 menção

Pular para o formulário de comentário

  1. JORGE

    ASSASSINOS!!
    MONSTROS!!
    IMPRESSIONANTE!!

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  2. rodrigo

    vendo os comentarios no youtube, os americanos acreditam ser fake….
    axo isso muito improvavel , na conversa percebe-se q eles buscam qlqr motivo q seje para atirar , em uma parte um deles diz " acabaram de passar por cima do corpo" , e em outra ainda afirmam " a culpa e deles se eles levam suas criaças para a guerra"

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  3. Natalie Smith

    E depois eles chamam os iraquianos de "terroristas". Não acredito que uma pessoa realmente fique feliz ao matar alguém, como esses soldados ficaram. É nojento e desumano. Mas devemos agradecer à WikiLeaks por ter a coragem de divulgar esse vídeo e mostrarem a verdade!

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  4. Bernardete

    UMA VERGONHA MUNDIAL!

    O que a ONU diz sobre isso?
    Se a ONU tivesse impedido a guerra contra o Iraque, isso não estaria acontecendo!

    Quem cala,consente e é cúmplice!

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

    1. Seele

      O presidente maioral da onu é o dono do banco Federal Reserve que financia as guerras. O que mais dá dinheiro para eles são as guerras e desastres. Pois além de financiar as guerras eles financiam a restauração da nação pós-guerra.

      Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  5. Anonymous

    Esses são os verdadeiros terroristas, desumanos, destruídores de nações, hipócritas, assassinos, gananciosos impiedosos. Eles são a encarnação dos romanos (assassinos impiedosos, festeiros com a crueldade de outros sendo devorados pelos leões, pois não tem objetivos humanos, mais somente o de destruir, invadir outras nações e impor o que acho correto (irracionalmente).

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  6. j.Alex

    Sem comentarios,infelizmente as imagens ja falam
    por si:deixo no entanto,o meu sentimento de revolta;por tanta desumanidade,a q/ assistimos diariamente,por aqueles q/ continuam a viver á custa do sofrimento,de pessoas q/ lhes são completamente indiferentes;nem aos animais.
    j.Alex

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  7. Anonymous

    Impressionado, mas, não surpreendido.
    Eles (americanos) são capazes de tudo.
    Até a eles próprios (11 de Setembro).

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  8. Anonymous

    Crime contra a humanidade… São os Hitlers modernos… Bando de assassinos e a ONU fica impotente… Criminosos… O Bin Laden é que está certo…

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  9. PT_Invincible

    Eu penso que os paises de baixo escalão devem ser + fortes na sua maioria porque essa cena de NOM. xta a ser encarada cmo publicidade…quem em garante que as pessoas que xtão a tentar avisar as pessoas não xtão apenas fazendo dinheiro cm oublicidades, penso q xte saite já deveria anunciar isso a muito tempo…dispara contra civis e a ONU não fazer nada esses gajos xtão comprados e formatados…temos d ser + fortes d que eles…

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  10. PT_Invincible

    Os americanos que se alistam para as forças armadas são os mais violentos, porq nós vemos nos filmes q eles aenas vão as exercito para matar, não para servir e proteger..o pensamento é matar…a ONU não deve ter medo de sancionar esses assassinos..,porq se não fizer nada xto apenas mostra q eles xtão gastando o nosso tempo e dinheiro…meteram o ban ki mon por causa da Coreia e o desarmamento nuclear e depois o gajos xta sempre a desafia-los…neste contexto esses são os lideres que eles não querem enfrentar..sendo assim os paises em que existem dictadores e que os americanos não apoiam esses é q são as suas maiores ameaças…Ponto final… i´m out of here

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  11. Anonymous

    continuarao no sec 21 a invadir e saquear paises com pretextos de declarar guerra ao terrorismo, terrorismo é o que andam a fazer pelo mundo fora.
    esses sim é que deveriam ser todos abatidos.

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  12. ALEX

    O QUE DOIS REPÓRTERES ESTAVAM FAZENDO AO LADO DE TERRORISTAS ARMADOS EM UMA ZONA DE GUERRA???
    ELES ASSUMIRAM O RISCO DE MORRER. SINTO SOMENTE PELAS CRIANÇAS. UM PILOTO DE HELICÓPTERO NÃO TEM COMO IDENTIFICAR UMA CRIANÇA AQUELA DISTÂNCIA E EM MOVIMENTO. A QUALQUER MOMENTO ELE PODERIA TER SIDO ALVEJADO. IMAGENS LINDAS!! ADORARIA PODER VER TODOS ESTES TERRORISTAS MORTOS; NO IRAQUE, NO AFEGANISTÃO, NA SOMÁLIA E EM OUTROS PAÍSES MUÇULMANOS. SE VOCÊS NÃO PERCEBERAM VIVEMOS UMA CRUZADA RELIGIOSA POR PARTE DOS ISLÃMICOS. O QUE ELES FIZERAM EM 11/10/01 NÃO TEM PERDÃO. A COVARDIA QUE ELES COMETERAM CONTRA CIVIS INOCENTES (3.000) AGORA ESTÁ SE VOLTANDO CONTRA ELES. CONTRA COVARDIA SÓ A FORÇA DAS ARMAS. QUE MORRAM TODOS!!! COVARDES MUÇULMANOS QUE UTILIZAM ATAQUES SUICIDAS QUE VITIMA SUA PRÓPRIA GENTE. QUE MORRAM TODOS!!!

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  13. TV VERDADE

    ALEX , Você é um manipulado que não sabe o que fala!
    Os verdadeiros terroristas são os Americanos, eles sim deveriam morrer todos!!
    Pesquise melhor antes de falar asneiras! Aff!!

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  14. Bonza Léo.

    ALEX TE DOU TODA A RAZÃO. PARTICIPEI NA AFRICA DE VÁRIOS COMBATES CONTRA TERRORISTAS, ELES APRISIONARAM 3 DE NOSSOS CAMARADAS E CORTARAM ELES EM PEDAÇO (VIVOS) E COM O RÁDIO DE UM DELES NÓS FICAMOS ESCUTANDO OS GRITOS. EU TAMBÉM ACHO QUE TODOS OS TERRORISTAS MUÇULMANOS DEVERIAM SER MORTOS SEM PIEDADE POIS ELES ESTÃO QUERENDO NOS EMPURRAR GUELA ABAIXO ESTA DROGA DE RELIGIÃO.
    XIITA E SUNITA MATAM UM AO OUTRO. ESTE PESSOAL QUE MANDA A PESSOA PESQUISAR, ELES É QUE DEVERIAM LER MAIS ALGUNS LIVROS. SE EU FOSSE O OBAMA JOGARIA UMA BOMBA ATOMICA NA CABEÇA DESTA GENTE.
    BONZA

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  15. Bonza Léo.

    Ô TV VERDADE, fico indignado com certas pessoas, não sou manipulado e nem dono da verdade, mas olhe uma coisa: um povo que corta o clitóris das moças em sua primeira menstruação (sem anestesia), que condenam a morte por apedrejamento, em via pública, claro, uma viúva que manteve relação sexual, que colocam na internet eles degolando pessoas, que colocam bombas em qualquer lugar matando crianças, velhos, mulheres etc, que acham que mulher só serve para procriar. Não sei não.
    Outra coisa, graças aos americanos, vc tem este computador para digitar asneiras. Graças aos americanos o mundo hoje não é nem nazista e nem comunista e a Coréia do Sul não existiria.
    Vai ler um pouquinho mais, vai.
    Bonza.

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  16. Anonymous

    oi bonza leo, tudo é graça aos americanos ne mesmo heim, sua comida, sua casa, sua mulher, seu empreo, que pena de vc pensa assim e é assim,o americano faz tudo isso com naçoes fracas e debeis como essa ai, mas eu quero ver os americanos mexerem com a russia, china, japao, hã? quantos anos vc tem?? se encherga no espelho cara, é os proprios americanos é que divulgam esses videos ai para por terror e medo nos outros paises como o brasil, que é um pais passifico sem armas, nenhuma e correndo grande perigo é claro, assim vai acontecer igual aconteceu com vc virar escravo definitivo e leal dos americanos, pelo medo dos videos que eles mesmo gravam, que pena vc nao passaar de um demonio!!

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  17. Mr.Erik

    Os muçulmanos não sao um povo organizado nem pacifico, pois eles ja guerreavam entre si antes dos americanos, Sadan Russein fazia coisas piores, o próprio Sadan mandou matar seus inimigos e congelados e colocalos no fundo do seu escritório só pra ter o prazer de ve-los, os próprios muçulmanos não ajudam, apóiam a guerra e usam a religião como apoio, infelizmente eles estão sendo mortos aos montes, porem em sua própia sociedade eles são horríveis apedrejam mulheres em ruas, tem leis horríveis e ultrapassadas, e não querem mudar, sei que a guerra e horrível porem quando os americanos forem embora a coisa vai ficar tão ruim que eles vao desejar pelas tropas americanas novamente, os americanos estão defendendo seu povo e seu poder, Bonza Léo e ALEX obrigado pela postagem no blog, sei que estamos certos!!

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  18. Helio

    Desde quando os americanos usam crianças como bombas humanas? NUNCA!!!
    Ja os muçulmanos usam-nas desde sempre!!!!
    Afinal quem é o terrorista???

    Se os jornalistas morreram foi por uma causa em que acreditam (o seu trabalho como jornalistas de terreno de guerra)…so la vai quem quer…

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  19. lê de roma

    OS ESTADOS UNIDOS SÃO A ESCÓRIA MORAL E ÉTICA DO MUNDO!

    MESMO QUE EXISTAM ESTADOS-UNIDENSES CONTRÁRIOS À POLÍTICA IMPERIALISTA DE SEU GOVERNO, DE SUA SOCIEDADE, DE SUA PRÓPRIA CULTURA, ISSO JÁ NÃO BASTA MAIS!!!

    É CHEGADA A HORA DE MOSTRARMOS TODO O NOSSO ASCO, NOSSO REPÚDIO, NOSSA DESCONFIANÇA, A TUDO E TODOS QUE SEJAM ESTADOS-UNIDENSES!

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  20. Anonymous

    A todos os adoradores e admiradores das ações nada pacíficas e contrárias à constituição (normas legais) e aos costumes (mesmo que estranhos e degradantes a nossos olhos) de outros países, pensem bem no que estão defendendo.

    SE PARA PROTEGER a sua soberania e interesses comerciais – enfim, esta é a política de Estado Norte-americana, eles precisarem destruir a VOCÊ e aos seu PAÍS eles VÃO fazê-lo porque acreditam ser o centro do mundo e sua democracia só funciona para eles mesmos.

    Para eles a Amazônia é deles, nós somos tão primitivos e atrasados quanto QUALQUER outro país QUE NÃO SEJA PARTE DA EUROPA, CANADÁ, OU FAÇA PARTE DA COMMONWEALTH.

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  21. Medeiros

    A Onu é a maior farsa de todos os tempos, so serve para grandes empresarios doar dinheiro e fazer parte de uma corja de negociantes,
    a questão é isto é o que chega até nós, e o que fica impune sem nunca se saber o que se passou, e os americanos massas se oferecem para ir a guerra , isto mostra que estupidos são acreditando em todas as mentiras que seu governo fala,
    a maior revoluçao que se poderia fazer sobre isso era não comsumir nenhum produto que viesse destes hipocritas,
    muitos americanos ja estao com os olhos abertos para isso mas os estupidos vao a guerra e se oferecem pra isso.

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  1. O mundo, os hackers e o Wikileaks | Olhômetro

    […] Julian não cometeu crime nenhum. Ele divulga documentos liberados por informantes – não é que ele invade os escritórios e rouba papéis das pastas -, trabalha em conjunto com grandes jornais como o El País e o The New York Times, que o ajudam a checar a veracidade das informações que recebe e divulgou, na metade do ano, crimes de guerra importantes cometidos pelos EUA no Iraque. […]

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>