«

»

mar 27

Nova GESTAPO Européia Espionará Britânicos

GD Star Rating
loading...


Até primeiro de Janeiro, a Europol foi uma polícia financiada por vários estados para ajudar a combater o crime organizado internacional. Mas agora ela renasceu como o braço oficial de coleta de inteligência criminal da União Européia e Bruxelas estendeu ainda mais os seus poderes.

Ela poderá ter como alvos mais do que simplesmente o crime organizado e o ônus da prova necessária para iniciar um acompanhamento individual foi rebaixado.

A Europol foi também absorvida pela superestrutura da UE, e por isso vai ser financiada de forma central, removendo uma prova chave de sua independência.

Vários ativistas noite passada expressaram preocupação sobre a vaga lista de “crimes graves” que a agência pode ajudar a investigar, que incluem racismo, xenofobia, crime ambiental e corrupção. Entre os dados pessoais que podem ser recolhidos e armazenados estão: “dados comportamentais”, incluindo “estilo de vida e de rotina, movimentação, locais freqüentados”, situação fiscal e perfis de DNA e de voz.

Quando for relevante, a Europol também será capaz de manter os seguintes dados de uma pessoa: “opiniões políticas, crenças religiosas ou filosóficas ou a filiação sindical, e dados relativos à saúde e à vida sexual”.

Sean Gabb, diretor da Aliança Libertária, advertiu que esta mudança ameaça o nosso direito à liberdade de expressão.

“Não me surpreende estes assustadores poderes tenham sido entregues a Europol”, disse ele. “Nós vivemos agora em um estado pan-europeu, e era de se esperar que ele teria uma força de polícia federal com poderes sobre nós.”
“Existe um perigo real de que se opor às políticas da UE poderia levar um indivíduo a ser preso.”
“Por exemplo, se Bruxelas adotar uma postura linha-dura em matéria de alterações climáticas, é possível que alguém que transmite o seu ceticismo sobre as mudanças climáticas poderá ser acusado de cometer um crime ambiental por haver prejudicado os esforços da UE para salvar a humanidade.”

Timothy Kirkhope, líder do Partido Conservador no Parlamento Europeu, disse que “o novo mandato da Europol expandiu significativamente os seus poderes.”
“Há uma possibilidade real de que este vago mandato lhe permitirá gradualmente estender suas áreas de intervenção ainda mais.”

O Ministério do Interior insistiu que as mudanças foram no interesse da Grã-Bretanha.

Um porta-voz disse: “A Europol está agora em uma posição muito mais forte para melhor apoiar a nossa luta contra sérios crimes-organizados e ao terrorismo.”

Fontes:
Express.co.uk: NEW EU GESTAPO SPIES ON BRITONS
Site da Europol

Artigos relacionados:

1 comentário

  1. darul

    Mampir nich…
    menarik sekali blog anda, dan saya sangat suka..
    Salam….
    oh ya ada sedikit info nich tentang jasa ekspedisi . Semoga bermanfaat…

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>