«

»

dez 21

Estudo Francês Afirma Que Os Alimentos Orgânicos São Mais Saudáveis

GD Star Rating
loading...

Um novo estudo francês concluiu que há benefícios nutricionais nos produtos orgânicos, com base em dados compilados pela agência francesa de alimentos AFSSA. A conclusão contradiz um estudo britânico publicado no mês passado, sobre o qual eu postei a alguns meses atrás.

Se alimentos orgânicos trazem ou nao benefícios nutricionais comparado com alimentos convencional tem sido um assunto de considerável investigação e debate. A questão veio à tona há alguns meses atrás, quando um estudo encomendado pela Agencia de Standards Alimentares do Reino Unido (FSA) concluiu que não há nenhuma evidência de superioridade nutricional nos alimentos orgânicos.

Agora, no entanto, uma análise publicada no Jornal de Agronomia para o Desenvolvimento Sustentável trouxe conclusões completamente diferentes.

O autor Denis Lairon da Universidade de Aix-Marseille coordenou uma “atualizada avaliação exaustiva e crítica da qualidade nutricional e sanitária dos alimentos orgânicos para a AFSSA, que foi originalmente publicado em 2003. A nova revisão é baseado nesta avaliação, bem como nos resultados de novos estudos publicados nos últimos anos.

Lairon concluiu que os produtos vegetais orgânicos contêm mais matéria seca e minerais – como ferro e magnésio – e mais polifenóis antioxidantes como fenóis e ácido salicílico. Dados sobre carboidratos, proteína e níveis da vitamina estão insuficientemente documentados, disse ele.

Produtos animais orgânicos tem também mais gorduras poli-insaturadas.

  • A nutrição é importante?

Na sequência da publicação de relatório da FSA, os grupos orgânicos e os meios de comunicação debateram sobre os motivos para entusiasmo dos consumidores para comprar produtos biológicos. Muitos concluíram que o benefício nutricional não é necessariamente o motivo principal das pessoas preferirem alimentos orgânicos, mas elas seriam mais impulsionadas pela segurança alimentar e aspectos ambientais, tais como a utilização de pesticidas.

Ao contrário dos autores do estudo da FSA, Lairon focou na segurança alimentar. Ele concluiu que entre 94 e 100 por cento do alimento orgânico não contém resíduos de pesticidas, e legumes orgânicos têm cerca de 50 por cento menos nitratos.

Cereais orgânicos, contudo, foram vistos a ter níveis globais de micotoxinas semelhantes em comparação com os cereais convencionais.

  • Ênfase na qualidade

O estudo britanico se baseou em evidências dos estudos publicados no idioma inglês e, em particular chamou a atenção para deficiências na metodologia de muitos estudos, o que significaria que seus resultados não poderiam ser incluídos.

O relatório original da AFSSA, também colocou um ônus elevado sobre a qualidade dos estudos utilizados na revisão. Trabalhos selecionados tiveram que se referir às bem-definidas e certificadas práticas agrícolas organicas, e tinham que ter informações sobre projeto e monitoramento, parâmetros de medida válidos e amostragem apropriada, além de análises estatísticas.

Fontes:

Food Navigator: French study says organic food is healthier
Abstract do Artigo: Nutritional quality and safety of organic food. A review

Artigos relacionados:

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Patrícia M.

    Graaaande novidade… precisa de pesquisas pra concluir que alimentos sem veneno, antibióticos, hormônios e química são mais saudáveis…? Pelo amor… Estou me irritando com essa indústria da Pesquisa. Pra mim isso não passa de promoção pessoal. O mundo acadêmico também é podre.

    Pra quê pesquisar coisas tão óbvias? Em vez disso pq não pesquisar a cura do câncer para quem já foi afetado, entre outras coisas… O homem já foi à Lua e a cura dessa doença ainda não foi "inventada"… por que será?

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  2. Blackswan

    Bem descobriram algo que os meus tetra-avôs ja sabiam e não tinhão as doenças que hoje há .
    E uma verdade que dizem entre 100 .

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  3. le

    O ocidente constitui na forma mais precária, o ocidente nao consegue nem ver o rastro de poeira que o oriente deixa pra eles em ralação a estudos sobre o corpo-alimentação-mente-natureza … realmente quem acredita no remedio ocidental, perde, e muito, principalmente saude e bastante dinheiro.
    Falar que alimentos organicos nao sao tao bons é dizer que agua mineral nao é tao boa quanto agua do rio Tiete. To errado?
    parece que ja nao basta jogar quimicos em tudo qto é canto,a gora estar partindo pra tentar conprovar ineficiencias aonde nao há…

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  4. Emerson

    Patricia

    Deveria ser obvio, concordo plenamente com voce. O problema eh que a industria alimenticia e farmaceutica, juntamente com a as agencias governamentais, sempre embasadas na ONU, FAO, etc, estao a todo vapor para mostrar que alimentos organicos nao tem nennhuma vantagem em relacao aos convencionais, que vitaminas e hervas naturais sao toxicas, e que os medicamentos das industrias farmaceuticas sao a nossa unica salvacao.

    Veja o artigo britanico que eu postei anteriormente.

    emerson

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  5. Anonymous

    na cara do codex alimentarius

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  6. Paulo Augusto

    Eu acho muito importante essa questão. Descobri recentemente os alimentos orgânicos. Já experimentei produtos orgânicos em Londrina em uma loja chamada Orgânica Alimentos. É tudo muito mais saborosos, de fato. Acredito sim que é muito mais benéfico para nossa saúde. Para quem curte alimentos orgânicos, essa mesma loja daqui de Londrina possui um site. Além, tem informações bem legais também. É este= http://www.organicashop.com.br/mundo-organico

    Abraços…

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>