«

»

nov 03

Gorbachev Clama Por Uma Nova Ordem Mundial

GD Star Rating
loading...

Mikhail Gorbachev disse terça-feira que ele estava orgulhoso de seu papel na queda do Muro de Berlim há 20 anos, defendendo-se contra os críticos que o acusam de perder o império soviético.

“Estou orgulhoso que nós – e com isso quero dizer europa ocidental e oriental – encontraram uma abordagem que levou o interesse de todos em consideração, essa parte mais dolorosa foi liquidada”, disse Gorbachev.

Gorbachev indicou que os líderes não tiveram outra escolha senão acabar com a divisão de longas décadas da Alemanha Oriental comunista e da Alemanha Ocidental alinhadada com a OTAN.

“A questão não é vergonha, mas o fato de que havia uma separação em um país no centro da Europa, o centro do mundo, com uma população enorme,” disse ele a repórteres em Moscou.

Comparando-se os esforços de Obama com a sua própria tentativa de reformar a União Soviética na década de 1980 – que foi chamado de “perestroika”, ou “reestruturação” – Gorbachev disse que Obama enfrenta uma tarefa ainda mais difícil.

“Eu não invejo Obama, porque acho que mudar e ‘reestruturar’ a América não é mais fácil do que mudar a União Soviética”, disse Gorbachev.

“Desejo boa sorte à norte-americanos. Acho que as medidas de seu presidente precisam do apoio do povo americano”, acrescentou.

Gorbachev, vencedor do Prémio Nobel da Paz em 1990, também disse aprovar a inesperada vitória de Obama Prêmio da Paz do mês passado, dizendo que ela poderia ajudar a impulsionar os Estados Unidos rumo a uma maior multi-lateralismo.

Gorbachev criticou as “linhas divisórias” que, segundo ele, reapareceram no mundo e convidou os Estados Unidos, Rússia e Europa para cooperar na criação de uma ordem mundial justa.

“Não deve haver muros. Agora, a propósito, linhas divisórias estão começando a aparecer novamente. Precisamos viver em paz nesta casa chamada Europa, com todas as suas portas e janelas”, disse Gorbachev.

“Somente em cooperação com a Rússia e com os Estados Unidos, a Europa pode desempenhar o seu papel no processo global de criação de uma nova ordem mundial”, disse ele, acrescentando que isso tinha sido um sonho de seu “bom amigo”, o falecido papa João Paulo II.

Fontes:
AFP: Gorbachev ‘proud’ of role in fall of Berlin Wall

Artigos relacionados:

2 comentários

  1. Anonymous

    Caro amigo gostaria de parabenizalo,pelos conteudo deste site,penso que ainda que não possamos fazer grandes coisas frente ao que ocorre nos bastidores da politica local e mundial,ou nas caladas da noite entre os que preparão o cenàrio para o "show" que o anticristo jà sabe que vai dar,creio que o minimo que se pode fazer é passar adiante essas impotantes imformações,não de maneira irresponsavel e especulativa,o que não é o caso aqui,mas com os sapatos da verdade,trilahndo no sinuoso caminho da conspiração que se segue em um "mundo pararelo",sugiro que voce se utilize de parceiros sérios e idoneos compromentidos com a verdade no esclarecimento e informações dos fatos,para tanto indico um site que apesar de usar uma tonica mais discreta,é certamente ao meu ver um importante instrumento nesta odisséia,é este o site:(www.icp.com.br),espero estar sendo de alguma maneira util na divulgação das imformações aqui brava e inteligentimente compiladas,me coloco à sua disposição para alguma contribuição que por ventura venha eu ser util,no sentido de divulgar seus post…com meus cumprimentos!
    Paris outono 2009

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

  2. פולוס עבד ישוע ✡

    O juízo de D'us sobre um grande império ateísta

    Vejam esse artigo no link abaixo:

    http://yerushalaim1967.blogspot.com/2008/11/o-juzo-de-dus-sobre-um-grande-imprio.html

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>