«

»

ago 03

Um pé de que? Cannabis!!!

GD Star Rating
loading...

Neste programa “Um pé de quê?”, exibido no Canal Futura em 19/11/2008, Regina Casé conta a história da criminalização da maconha.

Este episódio especial do programa fala sobre as duas espécies de Cannabis: a Cannabis sativa, mais comumente cultivada e usada como droga recreacional em todo o mundo, inclusive no Brasil, e a Cannabis indica, que tem uma concentração de THC mais elevada e, além de uso recreacional, já foi muito utilizada com fins medicinais e industriais na Ásia e na Europa, em séculos passados.

A série “Um pé de quê?” dedica cada episódio a uma espécie diferente de árvore, contando a história da planta, suas características botânicas e sua importância para a cultura de determinada região. Neste episódio sobre a Cannabis, Regina Casé revela que o cordame das primeiras caravelas que chegaram à América era feito de cânhamo, fibra derivada da Cannabis indica. A apresentadora cita ainda que o cânhamo também serviu para fazer o papel onde foi escrita a Constituição dos Estados Unidos da América. Regina mostra também um casaco feito da fibra, que é mais resistente que algodão, entre outros exemplos da vasta utilização que a Cannabis já teve no mundo antes de ser banida de vez da legalidade, no começo do século XX, por questões que envolveram aspectos morais, étnicos e uma grande dose de interesse comercial de grandes corporações européias e estadunidenses.

O programa também entrevista alguns especialistas sobre as diversas polêmicas que envolvem a planta. Entre os entrevistados estão o sociólogo Julio Adiala, que explicará como a maconha foi criminalizada no Brasil, e o médico José Alexandre Crippa, que fala dos efeitos prejudiciais da droga no organismo.

Artigos relacionados:

1 comentário

  1. Kozel®

    Vc usa contra flatos?

    Gostei or Não: Positivo 0 Negativo 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>