«

»

ago 16

Reuters: Quem está financiando o Taleban? Você não iria querer saber!!

GD Star Rating
loading...

É um segredo mal guardado que ninguém quer falar, a verdade que não é bem-vinda que a maioria prefere esconder. No afeganistão, uma das principais fontes do Taliban vem da ajuda anglo-americana que vai para o país.

Virtualmente todo grande projeto inclui uma boa cota para os insurgentes. Chame isso de dinheiro para proteção, chame extorção, ou, como o Talebam mesmo prefere chamar, despojos de guerra, a verdade é que os doadores internacionais, principalmente os Estados Unidos, são, em grande parte, financiando os seus próprios inimigos.

“Todos sabem o que está acontecendo”, diz um oficial da embaixada americana, falando anonimamente.

É quase impossível determinar quanto os insurgentes estão gastando, tornando difícil
localizar as fontes dos fundos.

Mullah Abdul Sallam Zaeef, ex-ministro do Paquistão, um pouco mais que hipócrita quando ele disse ao GlobalPost que os militantes operam com financiamento próprio.

Sempre se pensou que o Taleban financiava suas operações através da produção e venda de ópio, que chegaria a 400 milhões de dólares por ano. De acordo com um artigo do Los Angeles Times, uma investigação do senado americano concluiu que o lucro na venda de ópio chega perto de 70 milhões de dólares apenas.

LA Times reporta: “Em uma das mais desconcertantes conclusões, o relatório do Senado afirma que os EUA ‘inadivertidamente’ contribuiu para o tráfico de drogas dos insurgentes…apoiando os chefes militares que tinham o seu ganha pão do fluxo de drogas ilegais… Estes chefes militares mais tarde negociaram o seu status como aliados dos americanos ao assumir altas posições no novo governo afegão, preparando o chão para a corrupção entre as drogas e as autoridades que permeia a estrutura de poder que se ve hoje no Afeganistão”

Fontes:

Reuters: Who is funding the Afghan Taliban? You don’t want to know
NPR: Recommended Reading: Much Of Afghan Drug Money Going To ‘Our Friends’
LA Times: Taliban drug proceeds lower than thought, U.S. report says

Artigos relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>